Data de publicação: 18-01-2021 16:24:00

Sete estabelecimentos são fechados durante fiscalização em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: PMC/Divulgação
 
A Patrulha Pacto pela Vida fiscalizou 36 estabelecimentos de Contagem na sexta-feira (15) e no sábado (16). Desses, sete foram fechados, sendo que em um deles havia cerca de 300 pessoas, contrariando o que determina o Decreto 004/21. Nos demais pontos, os proprietários foram orientados sobre as medidas de prevenção à Covid-19, enquanto outros também foram autuados por irregularidades, com aplicação de multas e penalidades.
 
Segundo a prefeitura, as vistorias foram realizadas nos locais que já eram reincidentes no descumprimento da norma, publicada na última terça-feira (12), e que vinham apresentando resistência a ela.
 
Na avaliação do comandante da Guarda Civil do município (GCC), Levi Sampaio, ainda assim, o saldo dos últimos dias foi melhor do que o de outras semanas. “Pelo balanço que fizemos até agora, este fim de semana está sendo muito tranquilo em comparação aos meses anteriores”, disse na ocasião.
 
A Patrulha Pacto pela Vida é formada por agentes da GCC, da Polícia Militar, da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, fiscais de postura, do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária.
 
Novas determinações
 
O Decreto 004/21 permite o funcionamento de bares e restaurantes de quinta-feira a domingo, até as 23h, com o consumo de bebidas alcoólicas no local desde que sejam seguidos os protocolos de segurança sanitária.
 
Concomitantemente à publicação das novas regras, foi lançada a campanha Pacto pela Vida, que visa orientar cidadãos e estabelecimentos comerciais a evitarem a propagação da doença provocada pelo novo coronavírus.
 
Inicialmente, a prefeita Marília Campos (PT) havia sinalizado a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, mas acabou recuando depois de se reunir com representantes do setor. “Fizemos um combinado com a atividade econômica. As pessoas precisam do emprego e do salário para garantir a sobrevivência das suas famílias. E as empresas e os comércios nos garantiram que vão ajudar no processo de fiscalização para o cumprimento das normas sanitárias. Na questão do comércio, eles vão ser os responsáveis pelo controle da ocupação dos estabelecimentos e das diretrizes de higienização”, afirmou a chefe do Executivo municipal.
 
De acordo com a prefeitura, com a implantação da patrulha Pacto pela Vida, as denúncias de aglomerações feitas à GCC pelo telefone 153 caíram de 100 por fim de semana para 20.

Matéria relacionada
Decreto mantém Contagem aberta com restrições
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br