Data de publicação: 19-01-2021 18:54:00

Enfermeira é a primeira a receber dose da CoronaVac em Contagem

Lava Jato Dias
Foto: Fábio Silva/Divulgação
 
A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Contagem teve início na tarde desta terça-feira (19) com a aplicação da primeira dose da CoronaVac na enfermeira Elenice Pereira Pedrosa no Complexo Hospitalar do município. Outros dez profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença foram imunizados durante a cerimônia de lançamento da ação.
 
“Esse é um momento histórico do qual estou tendo a oportunidade de participar. A vacina passa a ser a maior arma agora para diminuir a mortalidade. Meu sentimento é de muita esperança”, afirmou Elenice, que é servidora do Sistema Único de Saúde contagense há cerca de três décadas e trabalha na Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
Segundo a pasta, na próxima quarta-feira (20), a partir das 10h, as unidades volantes do município começarão a vacinar todos os profissionais do Hospital Municipal de Contagem e do Hospital de Campanha Santa Helena.
 
Outras doses
 
A segunda pessoa a ser imunizada contra o novo coronavírus em Contagem foi a enfermeira do Hospital de Campanha Santa Helena Lorena dos Santos, que ficou bastante emocionada. “Foi um ano muito difícil para todos nós. Trabalhamos exaustivamente e tivemos muitas perdas. Meu desejo é que a população seja vacinada e aceite essa imunização, porque ela realmente vai combater com segurança a doença”, afirmou.
 
Com o início da vacinação, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, alerta as pessoas para não recuarem nos cuidados preventivos. “Ainda temos um caminho importante a ser seguido e pedimos a população todo empenho e colaboração em manter as medidas sanitárias de segurança e evitar aglomerações para diminuir a velocidade de transmissão do vírus até que as doses estejam disponíveis para todos”.
 
A partir de agora, Contagem deverá seguir as orientações do Plano Nacional de Vacinação, priorizando profissionais da saúde e idosos internados em instituições de longa permanência, embora o município tenha encomendado 1 milhão de doses diretamente ao Instituto Butantan, em São Paulo.
 
“A norma do governo federal é que elas sejam fornecidas apenas pelo Ministério da Saúde, que distribuirá para o governo do Estado e, posteriormente, para os municípios. Então, apesar do nosso esforço ter provocado uma sensibilização, não será possível o município ser atendido de forma especial. Vamos seguir o calendário nacional e, enquanto isso, aproveito para pedir a todos para fazerem parte do pacto pela vida firmado em Contagem”, justificou a prefeita Marília Campos (PT) durante o lançamento da campanha no município.
 
Matéria relacionada
Contagem recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid-19
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br