Data de publicação: 22-01-2021 16:09:00

Férias escolares oferecem oportunidades de estágios

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet
 
Alexandre Cézar de Oliveira Melo*
 
Mesmo diante dos desafios que estamos enfrentando, devido à pandemia da Covid-19, empresas da iniciativa privada e de economia mista, órgãos públicos, entidades das classes profissional e empresarial, bem como instituições de ensino, na medida do possível, continuam se desdobrando para que as portas do mercado de trabalho permaneçam abertas para os jovens.
 
Diariamente, novas vagas são criadas para estudantes dos ensinos médio e técnico, bem como da educação superior, inclusive nos períodos de férias escolares, mas muitos jovens optaram pelo descanso para recarregar as baterias nesse período, após enfrentarem um ano escolar bastante atípico advindo do isolamento social e da experiência, às vezes traumática, com as aulas virtuais. Mas há outra parcela da comunidade estudantil que percebe esse momento como uma oportunidade e continua na luta em busca do tão sonhado estágio. E para esses essa é uma das melhores épocas do ano para se conseguir um bom estágio.
 
Na avaliação de especialistas do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) que atuam no encaminhamento de estudantes, um recém-formado que não fez estágio leva mais tempo para conseguir um emprego porque não consegue atestar que conheceu a parte prática da profissão. O tempo de inserção no mercado de trabalho é menor para quem fez estágio, pois o ex-estagiário carrega, além da teoria, conhecimentos profissional, social e cultural assimilados durante o estágio. Eles são de fundamental importância para o desenvolvimento e para o futuro na carreira.
 
Reiteramos que, apesar de todas as adversidades, a economia não paralisou e as empresas não param durante as férias escolares. Aconselhamos os estudantes que mantenham o foco na conquista de uma vaga ideal nesse período, uma vez que podem obter uma vantagem competitiva em relação aos colegas, pois encontram concorrência bem menor nos processos de seleção que oferecem bolsas-auxílio em torno de R$ 900,00, mas que podem chegar a até R$ 2.000 em algumas empresas.
 
Outro fator que torna o momento oportuno diz respeito às formaturas no fim do ano. Como em dezembro muitos alunos terminam seus cursos e, consequentemente, o vínculo escolar, os contratos de estágio são rescindidos. É facultativa às empresas a contratação desses jovens após o estágio e, em muitos casos, isso ocorre, já que no estágio o estudante recebe um treinamento para a função. Assim, com a vaga de estágio disponível, o ciclo recomeça quando as empresas iniciam a seleção para a admissão de novos estagiários. Esse é um fenômeno que favorece o aumento das vagas entre janeiro e março, período que chamamos de “sazonalidade estendida”.
 
Quanto às vagas de estágio disponíveis no mercado, identifica-se nas estatísticas do CIEE/MG um destaque histórico na área administrativa, com uma média de 25% das oportunidades voltadas para estudantes dos cursos técnicos ou superiores de administração ou gestão. Também há muita procura por parte das empresas por estagiários nas áreas de comunicação e marketing, engenharias e tecnologia.
 
Para os estudantes, as inscrições no programa de Estágio do CIEE/MG, bem como as informações sobre vagas, estão disponíveis no portal www.cieemg.org.br. Convidamos as empresas interessadas em conhecer as vantagens na contratação de estagiários para que acessem também o nosso site ou entrem em contato com o nosso call center pelo número (31)3429-8100.
 
--
 
*Professor e supervisor de Comunicação, Marketing e Ouvidoria do CIEE/MG.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br