Data de publicação: 25-01-2021 17:19:00 - Última alteração: 25-01-2021 17:19:49

Prefeitura e IGH se manifestam sobre atrasos nos salários de médicos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet
 
O atraso no pagamento dos salários de médicos em plena pandemia de Covid-19 em Contagem, que vem sendo denunciado por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, levou a prefeitura e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – responsável pela gestão compartilhada dos serviços de saúde da rede pública de urgência e emergência do município – a se posicionarem sobre a questão.
 
No último sábado (23), o Executivo contagense informou, por meio de nota publicada no portal da administração municipal, que não deve nenhum valor à instituição e que cabe unicamente a ela efetuar os pagamentos dos profissionais lotados no Complexo Hospitalar e nas cinco Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade.
 
Ainda segundo o governo municipal, a prefeita Marília Campos (PT) e o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, estiveram reunidos com gestores do IGH na quarta-feira (20) passada para cobrar a quitação dos salários atrasados e melhorias no atendimento.
 
“Essa cobrança ocorreu em visita da prefeita ao Complexo Hospitalar de Contagem, administrado pelo IGH, quando foi solicitada uma planilha com todos os atendimentos realizados e em andamento. A gestão da empresa se comprometeu a regularizar a prestação de serviço, os pagamentos dos médicos e as demais pendências”, diz a nota.
 
Outro lado
 
Já o instituto afirmou, também em nota, que os atrasos nos pagamentos ocorrem “muitas vezes, alheios à operacionalização do IGH, inclusive por pendências dos próprios prestadores”, que são contratados como pessoas jurídicas.
 
“O saldo remanescente dos meses que se encontram em aberto serão quitados. Salientamos que os prestadores de serviços só poderão receber com a documentação em dia e as devidas notas encaminhadas”, informou o texto.
 
Leia, abaixo, a nota do IGH na íntegra:
 
“O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) é uma organização social, sem fins lucrativos, consolidada na prestação de serviços em saúde há mais de 10 anos, presente em vários Estados, com 30 contratos em vigor, mais de 8.500 colaboradores em regime de CLT, 2.500 estatutários e cerca de 2.000 médicos pessoas jurídicas.
 
O IGH, responsável pela gestão compartilhada do Complexo Hospitalar – que engloba o Hospital Municipal e o Centro Materno Infantil – além das cinco UPAs de Contagem, em respeito a todas e todos que lutam por uma saúde pública de qualidade em Contagem, esclarece que:
 
1- de acordo com o Contrato de Gestão nº 108/2018, firmado junto ao Poder Público e de conhecimento de qualquer cidadão, gerencia, juntamente com o Município de Contagem, o Complexo Hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento JK, Sede, Ressaca, Petrolândia e Vargem das Flores;
 
2- tal contrato encontra-se vigente até novembro de 2021, cumprindo com todas as obrigações perante seus prestadores de serviços de acordo com pactuação com a prefeita em reunião, onde ela cobrou pessoalmente na última quarta-feira;
 
3- com grande solidez, e, enquanto condição para recebimento dos repasses financeiros feitos pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, mensalmente, apresenta todas as suas certidões que atestam a sua regularidade fiscal e trabalhista;
 
4- em reunião com a prefeita de Contagem na manhã da última quarta-feira (20/1), com as presenças do secretário municipal de saúde, gestores e responsáveis técnicos pelas unidades de saúde sob gestão do IGH, ficou acordada a forma de pagamento dos valores pendentes aos profissionais médicos, na modalidade de contratação de pessoa jurídica (PJ).
 
Vale ressaltar que esses valores encontram-se em aberto, muitas vezes, alheios à operacionalização do IGH, inclusive por pendências dos próprios prestadores.
 
O saldo remanescente dos meses que se encontram em aberto serão quitados.
 
Salientamos que os prestadores de serviços só poderão receber com a documentação em dia e as devidas notas encaminhadas.
 
Com o objetivo de evitarmos que qualquer tipo de boato ou fake news circule, equivocadamente, em mídias sociais ou grupos de WhatsApp e veículos de comunicação, convidamos qualquer cidadã e cidadão de Contagem a ter informações oficiais e verdadeiras no próprio IGH, seja pessoalmente ou por intermédio dos nossos canais de transparência.
 
Assim, o instituto reitera o cumprimento dos seus compromissos de acordo com os repasses e tem as suas portas abertas para seus colaboradores, fornecedores, parceiros e a população de Contagem, colocando-se à disposição para prestar ou fornecer quaisquer informações que se fizerem necessárias, zelando pela transparência e acreditando na saúde pública e na participação de todos para torná-la cada vez mais eficaz, eficiente e humanizada.”
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br