Data de publicação: 18-06-2007 00:00:00

Seminário discute relação entre cultura e desenvolvimento.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Nos dias 20, 21 e 22 de junho, a Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria de Cultura, realizará o Seminário “Cultura e Desenvolvimento”. O público-alvo são os gestores culturais, investidores, empresários e artistas.

A idéia é promover a discussão em torno da importância da cultura como propulsora do desenvolvimento socioeconômico das cidades e os desdobramentos que as parcerias público-privadas podem gerar em toda a comunidade atingida pelos projetos.
 
Programação

Dia 20 - quarta-feira

Tema da Mesa: Cultura e Desenvolvimento: parceria público-privada
Argumentos: discutir o papel da cultura nas sociedades contemporâneas, a importância para o desenvolvimento local, a perspectiva de parceria de trabalho entre o poder público e a iniciativa privada.
16h às 17h – Credenciamento
17h – Abertura Oficial
Convidados: Representantes do Ministério da Cultura – Regional Minas Gerais, da Secretaria de Estado da Cultura; da Prefeitura de Contagem e das Secretarias de Educação, Esportes e Cultura e Desenvolvimento Econômico de Contagem.
17h30 – Palestra
Convidada: Eliane Denise Parreiras Oliveira

Dia 21, quinta-feira

Tema do Dia: Institucionalização da Cultura
Argumentos: discutir o processo de institucionalização da cultura, a profissionalização e complexificação do campo da cultura, sua capacidade de relacionar-se com outras áreas como educação, turismo, meio ambiente, entre outras. A cultura como propulsora de desenvolvimento social, econômico e humano das cidades.
9h às 12h – Palestra com debate
Convidados: José Márcio Barros e Cesária Alice Macedo
14h às 18h - Reunião de trabalho: produção de documento referência para a construção do Plano Municipal de Cultura de Contagem, a partir dos resultados da 1ª Conferência Municipal de Cultura (outubro de 2005) e das discussões deste Seminário.

Dia 22, sexta-feira

Tema do dia: Gestão Cultural
Argumentos: os desafios da gestão cultural, discussão quanto aos instrumentos de trabalho para a cultura, planejamento estratégico, novos formatos – redes de cooperação, economia da cultura, direito cultural, entre outros.
9h às 12h – Palestra com debate
Convidados: Maria Helena Melo da Cunha e César Piva
14h às 18h – Reunião de trabalho por grupos para indicações específicas ao documento de referência a ser redigido no Seminário.

Locais de Realização:

Dia 20 - Abertura: Centro Industrial de Contagem (Cinco), Rua Haeckel Ben Hur Salvador, 180. Cinco.
Dias 21 e 22 – Palestras e debates, no Centro Cultural “Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho”, Rua Dr. Cassiano, 130, Centro.
Informações: (31) 3352.5343 e 3352.5347

Fonte: Assessoria PMC

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br