Data de publicação: 23-02-2021 17:16:00

Suspensão de prova de vida vai até abril, diz presidente do INSS

WRV Produções
Foto: Reprodução Internet
 
AGÊNCIA BRASIL
 
A obrigatoriedade da prova de vida anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) seguirá suspensa até o fim de abril, disse nesta terça-feira (23) o presidente da entidade, Leonardo Rolim.
 
“A partir de maio, volta a ser obrigatório”, afirmou Rolim, que participou de uma transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube.
 
A prova de vida anual, obrigatória para que aposentados e pensionistas do INSS não tenham os benefícios bloqueados, está suspensa desde março do ano passado em razão da pandemia de Covid-19. A suspensão vem sendo prorrogada desde então.
 
Antes do anúncio desta terça-feira, um decreto publicado em 20 de janeiro já havia prorrogado a suspensão da obrigatoriedade até fevereiro. Segundo Rolim, 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida em 2020 sem que tivessem os benefícios bloqueados.
 
Prova de vida digital
 
Na transmissão on-line, também foi anunciada a ampliação de um projeto-piloto que permite a 5,3 milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital. O serviço está disponível no aplicativo MeuGov.br, que pode ser baixado em celulares com sistemas operacionais Android e iOS.
 
Apesar da suspensão da obrigatoriedade ter sido novamente prorrogada, o INSS incentiva os beneficiários a regularizarem a situação o quanto antes.
 
Veja, abaixo, o vídeo divulgado pelo órgão com um passo a passo para fazer a prova de vida digital.

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br