Data de publicação: 14-03-2021 18:55:00 - Última alteração: 15-03-2021 15:53:17

Empresa é embargada pela prefeitura após reclamações

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Google Maps/Reprodução

Moradores do bairro Presidente Kennedy e região reclamaram da Ecolix Soluções Ambientais. Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram no local na última sexta-feira (12), embargaram a empresa e exigiram uma manutenção imediata no sistema de tubulação que transporta fumaça contaminada. O leitor que fez a reclamação da poluição e do mau cheiro causado pediu para não ser identificado.

Segundo ele, a Ecolix é igual à empresa Gruntec, que operava na região e foi fechada. Ambas foram licenciadas durante a gestão do ex-prefeito Alex de Freitas (sem partido) para fazerem a queima de lixo hospitalar e industrial. A atividade lança uma fumaça tóxica no ar, o que pode causar doenças respiratórias e até câncer.

“A empresa polui áreas residenciais e também a CeasaMinas, que está bem próxima. Acredito que estamos consumindo alimentos contaminados por causa da Ecolix”, disse o denunciante.

Os moradores questionam o licenciamento ambiental concedido à empresa. Em nota, a secretaria respondeu a reportagem do DC Online. Veja abaixo:

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esteve no local assim que recebeu a denúncia e está fazendo um estudo minucioso sobre a situação do licenciamento. 

Um relatório detalhado da atividade também será feito, mas a empresa Ecolix foi embargada, temporariamente, até que uma manutenção no sistema de tubulação que transporta a fumaça contaminada para o lavador seja feita.

A secretaria afirmou que o rompimento da tubulação causou grande poluição atmosférica. Por isso, foi lavrado o auto de embargo, as atividades foram paralisadas e foi determinado que a manutenção seja feita imediatamente.

Ainda segundo a secretaria, na próxima semana, será realizada uma análise técnica do funcionamento da empresa e da emissão atmosférica, já que não foi possível analisar no momento da fiscalização, por causa do rompimento da tubulação. 


O Diário de Contagem Online fez contato e aguarda o posicionamento da Ecolix.


Ecolix Soluções Ambientais 

A empresa foi fundada em 2015 com o objetivo de dar uma destinação final aos resíduos de Contagem e região. A missão seria contribuir com a sustentabilidade ambiental e com o equilíbrio da natureza.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br