Data de publicação: 25-03-2021 20:00:00

Exposição passeia pela história e pelos encantos egípcios

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação
 
A exposição “Egito: do cotidiano à eternidade” poderá ser visitada virtual e gratuitamente a partir das 10h da próxima terça-feira (30). O passeio, que faz parte do projeto “Com a Palavra”, do CCBB Educativo, será mediado pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento sob a ótica do pensamento egípcio entre morte e natureza. O conteúdo será acessível em Libras e estará disponível neste link.
 
O Egito Antigo, ou Kemet, em uma das línguas faladas na antiguidade, é o berço de muitas das experiências de pensamento caras ao mundo atual, como as ciências e a filosofia, e desperta grande fascínio nas pessoas.
 
A exposição, atualmente, está em cartaz no CCBB Brasília e reúne 140 peças do Museu Egípcio de Turim, como amuletos, esculturas, pinturas, objetos cotidianos e litúrgicos, além de fragmentos de cerâmica utilizados para escrever mensagens, um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.
 
A iniciativa
 
O projeto do CCBB Educativo promove visitas mediadas por especialistas ou profissionais que são referência em temas diversos, abordando cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.
 
Wanderson Flor do Nascimento, convidado da vez, é filósofo e professor de filosofias africanas na Universidade de Brasília, onde pesquisa questões vinculadas ao conhecimento, à política e à subjetividade. Ele é o autor do livro “Entre apostas e heranças: Contornos africanos e afro-brasileiros na Educação e no Ensino de Filosofia no Brasil”.
 
A exposição “Egito: do cotidiano à eternidade” tem classificação livre, mas é indicada a pessoas com mais de 10 anos.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br