Data de publicação: 02-04-2021 15:45:00 - Última alteração: 02-04-2021 15:54:19

Autismo, é preciso conviver para conhecer

Lava Jato Dias


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril com o objetivo de conscientizar a população mundial que o Autismo não é doença, mas um transtorno no desenvolvimento do cérebro conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, 2 milhões no Brasil.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o objetivo de alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno do neurodesenvolvimento, e ajudar a derrubar os preconceitos com esclarecimentos.

Os sintomas mais comuns do autismo são as fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, e comunicação. Mas vale ressaltar que o TEA é único para cada pessoa, pois existem vários níveis diferentes de autismo com pessoas que possuem o transtorno, mas não apresentam nenhum tipo de atraso mental.

Normalmente no Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras, inclusive em Contagem. As frases “Autismo, é preciso conviver para conhecer” e  "Autismo não é contagioso, preconceito sim”, foram elaboradas pelo Grupo A Mais (A+) que atua na cidade.

O Grupo A Mais foi criado em 2013 para conscientizar, disseminar informação e ajudar a quebrar preconceitos em torno do espectro Autista. Espaço onde os pais e familiares são  recebidos de coração aberto para desabafar, compartilhar experiências e progressos, expor dúvidas e serem auxiliados nas constantes dificuldades do dia a dia.

Segundo especialistas, o diagnóstico clínico precisa ser o mais precoce possível, de preferência até 3 anos de idade. Para isso, se faz necessário procurar profissionais de saúde e educação que conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico.

É importante investigar a história familiar, as condições neuropsiquiátricas ou os transtornos de desenvolvimento. Neuropediatras e psiquiatras infantis são os profissionais especializados capazes de fazerem esse tipo de diagnóstico.

Serviço:

Grupo A Mais Contagem
Telefone de contato:
(31) 98332.1119
https://web.facebook.com/amaiscontagem/

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br