Data de publicação: 04-04-2021 21:36:00 - Última alteração: 06-04-2021 12:40:41

Antiga UPA JK dá suporte ao serviço funerário

B&D Contabilidade
Foto: DC Online

Segundo a Prefeitura de Contagem, um Plano de Contingência da Covid-19 foi colocado em prática na última sexta-feira (2/4), em função do agravamento da pandemia e do crescente número de mortes na cidade.  A antiga UPA JK passou a ser utilizada para acondicionar corpos de vítimas que aguardavam sepultamento em unidades de saúde de Contagem.

Ainda segundo a prefeitura, a estrutura de necrotérios municipais se encontra sobrecarregada e a medida emergencial tem o objetivo de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento - UPAs.

Nota da prefeitura

O número de óbitos ocorridos nos últimos dias aumentou o prazo para a liberação das certidões pelos cartórios. O que leva a uma espera maior por parte das famílias pelo sepultamento de seus entes.

Diante dessa situação a Prefeitura criou um Plano de Contingência e tomou as seguintes providências:

– Contratou uma empresa especializada para fazer a remoção e acondicionamento de corpos, evitando que eles fiquem aguardando por tempo indeterminado, nas unidades de atendimento da rede pública de saúde.

– O transporte dos corpos é realizado por veículos apropriados e com segurança sanitária. As famílias são acompanhadas por equipe médica e uma assistente social.

– Essa ação é segura e não representa nenhum risco de contaminação, nem para a população e nem ambiental. O local é apenas de acondicionamento, e está funcionando de forma emergencial e provisória na antiga UPA no Bairro JK. A Prefeitura prepara um local definitivo, em melhores condições para instalar esse serviço.

– Os cemitérios da cidade têm passado por reestruturação, para que possam promover os sepultamentos com a dignidade e o respeito que vítimas e familiares merecem. Estão sendo contratados pedreiros, empresa de manutenção e demais serviços para evitar o estrangulamento do sistema funerário da cidade.

A Prefeitura segue monitorando a situação e estará pronta para determinar novas medidas caso elas sejam necessárias.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br