Data de publicação: 10-05-2021 20:56:00

Acidentes de trânsito aumentaram durante a pandemia

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Renato Araújo/Arquivo Agência Brasil
 
Apesar do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas no Hospital João XXIII (HJXXIII), em Belo Horizonte, aumentou no ano passado. De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), foram registrados 8.402 atendimentos dessa natureza em 2020 e 8.345 em 2019.
 
A entidade ressalta que parte desse aumento se deve ao fato de outras unidades hospitalares estarem sobrecarregadas com os casos de contaminação pelo novo coronavírus, resultando em um encaminhamento maior de pacientes para o pronto-socorro, que é referência nacional em traumatologia. No entanto, o quadro das vítimas também se agravou no período.
 
“A gravidade dos pacientes que chegaram ao HJXXIII foi maior, o que pode ser explicado pelo aumento da velocidade dos motoristas nas ruas e estradas, gerando, consequentemente, maiores impactos nos acidentes e lesões mais sérias”, afirma o cirurgião-geral e gerente assistencial do hospital, Rodrigo Muzzi.
 
Perfil
 
Segundo a Fhemig, apesar de o avanço no número geral de acidentados não ter sido muito grande, foi observado um aumento na internação de motociclistas. Em 2020, foram 5.542, e no ano anterior, 4.782 (uma diferença superior a 15%). Entre as vítimas do ano passado, 85% eram homens e 76% tinham entre 20 e 40 anos.
 
Para Muzzi, embora as pessoas associem a elevação desses registros à demanda maior por entregadores de aplicativos, o fato de o HJXXIII ter se tornado a principal referência de trauma na cidade durante a pandemia explica melhor o aumento. “Todo paciente de trauma com maior gravidade, e que não poderia ser encaminhado às UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], foi trazido para cá”, diz.
 
Por outro lado, os atendimentos a vítimas de atropelamentos diminuíram aproximadamente 13,5% no pronto-socorro, passando de 1.488 para 1.283 de um ano para outro, o que pode ser justificado pela maior permanência das pessoas em casa por conta da pandemia de Covid-19.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br