Data de publicação: 11-05-2021 18:55:00 - Última alteração: 11-05-2021 18:55:13

Suspeito de lavagem de dinheiro é procurado pela polícia

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Polícia Civil/Divulgação
 
Valdomiro Vasconcellos Neto (foto) está sendo procurado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Foragido da Justiça, ele é investigado pelo crime de lavagem de dinheiro, e a suspeita é de que seja o responsável por administrar empresas fantasmas de uma organização criminosa e trocar e-mails com agências bancárias em nome de laranjas.
 
Vasconcellos Neto era um dos alvos da operação “Washing”, deflagrada em 11 de março último, mas não foi encontrado. Na ocasião, a PCMG cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Contagem, Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Ponte Nova, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.
 
De acordo com a corporação, o suspeito e outros integrantes do grupo abriam contas bancárias em nome de empresas fictícias, atribuídas a laranjas, para ocultar a movimentação do dinheiro ilícito. As supostas companhias, então, recebiam os montantes em contas distintas, simulando a legalidade das transações.
 
A longo prazo
 
As investigações apontam que, de 2016 para cá, teriam sido movimentados R$ 761 milhões nesse esquema fraudulento, valor que seria utilizado para fomentar e financiar o tráfico de drogas em todo o país.
 
Após a conclusão do inquérito e o oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de Vasconcellos Neto. A PCMG informou que ele vivia no bairro Tupi, na capital. Quem tiver informações sobre o paradeiro dele pode fazer denúncias por meio dos telefones 181 (Disque Denúncia), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).
 
Matéria relacionada
Operação da PCMG apura esquema de lavagem de dinheiro
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br