Data de publicação: 18-05-2021 16:37:00

O legado do mestre Athayde

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Fernando Beiral/Divulgação

Sebastião Alvino Colomarte*
 
Nós últimos anos, o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) vem passando por mudanças e modernizações em seus processos para melhor atender o público-alvo – empresas, instituições de ensino e estudantes –, e a atuação do professor Antônio Carlos Dias Athayde, tanto como diretor quanto como superintendente-executivo, foi fundamental para a implementação de ações vitais para esse novo contexto da instituição. Uma questão pessoal interrompeu, em 30 de abril, o exitoso trabalho que o professor Athayde, carinhosamente chamado por muitos de “mestre”, vinha desenvolvendo na superintendência-executiva do CIEE/MG, mas o vínculo se perpetua com o legado deixado e as amizades conquistadas.
 
Conheci o professor Athayde em 1971, quando ingressamos na PUC Minas, no curso de Letras com ênfase em Português e Francês. Ali começou a nossa amizade. Formamos em 1974 e cada um seguiu o seu caminho; ele ainda cursou Economia, Administração e Ciências Contábeis enquanto trabalhava na Telemig/Telemar. Eu, como oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) – era 1º tenente e ajudante de ordens do governador Rondon Pacheco –, segui minha carreira fazendo os cursos profissionais da corporação.
 
Durante esse período, continuamos a manter contato.  Como um dos fundadores do CIEE/MG, e exercendo a função de superintendente-adjunto da instituição, em 2002, apoiado por outros membros fundadores e pelo superintendente-executivo, convidei o Athayde para integrar o quadro da diretoria institucional, no qual ele exerceu os cargos de conselheiro fiscal, diretor secretário, vice-presidente e diretor-presidente.
 
Homem honrado e de muito valor, além de possuir uma competência ético-profissional, Athayde é uma pessoa de muita sensibilidade humana, admirado por ser amante do diálogo e pela habilidade em defender o pensamento de que todas as dificuldades têm solução. Eu o comparo à água, pois Athayde nunca recua de seus obstáculos e os contorna com tranquilidade.
 
Um mestre sempre compartilha as suas virtudes com os seus discípulos, e muitas são as virtudes de Athayde: honestidade, bondade, humildade, serenidade, entre outras, assim como os seus valores. A existência do valor em uma pessoa não pressupõe, obrigatoriamente, um bem ou um objeto, seja material ou imaterial, que nele se encarna. Qual sentido teriam a solidariedade, a lealdade ou a amizade como valores se não existissem os sujeitos humanos que podem ser solidários, leais e amigos?
 
Em 1º de setembro de 2015, com o falecimento do professor Waldemar Dornas Pereira, membro fundador e então superintendente-executivo do CIEE/MG, o professor Athayde, como diretor-presidente da instituição, indicou para a diretoria institucional o meu nome como superintendente-executivo, que foi aprovado por unanimidade. Exerci o cargo por quase cinco anos e tive o integral apoio dele para a promoção de muitos avanços, tais como as reformas do estatuto, do regimento interno e do regulamento de pessoal; a modernização da infraestrutura da informática, a adequação e a reforma de espaços na sede do CIEE/MG, como a entrada principal e as salas de aula para a ampliação do programa de aprendizagem; a reformulação do organograma com a estrutura organizacional; o desenvolvimento de um projeto de expansão com a criação de novas unidades no interior do Estado; e as novas instalações da unidade de Juiz de Fora.
 
À frente da diretoria institucional, o professor Athayde articulou ações importantes em prol do CIEE/MG que foram implementadas com êxito, entre elas merece destaque uma negociação com representantes do CIEE/SP para que trabalhássemos, com independência e autonomia, o programa Aprendiz Legal em território mineiro.
 
Em dezembro de 2018, resolvi me aposentar e indiquei à diretoria institucional – pedido que foi prontamente aceito – o nome do professor Athayde para assumir a superintendência-executiva. No fim de abril deste ano, o professor Athayde surpreendeu a todos da instituição: por motivos pessoais, solicitou o desligamento de suas funções de superintendente-executivo do CIEE/MG, cargo que vinha exercendo com brilhantismo.
 
Sua passagem pelo CIEE/MG e pela superintendência-executiva deixaram marcas indeléveis.  Ao mestre Athayde, nossa eterna gratidão!
 
--
 
*Professor e diretor-presidente do Centro de Integração Empesa-Escola de Minas Gerais.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br