Data de publicação: 09-06-2021 16:39:00 - Última alteração: 09-06-2021 17:43:58

Prefeitura de Contagem reassume gestão de equipamentos da Saúde

Lava Jato Dias
Foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação
 
A Prefeitura de Contagem reassume, a partir desta quarta-feira (9), a gestão do hospital e da maternidade municipais e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). A intervenção foi anunciada pela prefeita Marília Campos (PT) aos secretários e vereadores em reuniões remotas realizadas pela manhã, e já consta no Diário Oficial por meio do Decreto nº 176/2021.
 
De acordo com o Executivo contagense, a administração das unidades de urgência e emergência, bem como a da maternidade – que vinha sendo feita pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), uma organização social, nos últimos dois anos e meio – estava gerando uma série de problemas, como “falta de insumos, dívida com fornecedores, atraso nos salários dos servidores, irregularidades diversas e prestações de conta questionáveis”.
 
“Nós queremos que todos os servidores continuem e vamos garantir melhores condições de trabalho e pagamento em dia, com um atendimento de qualidade à população”, assegurou Marília.
 
Mudança provisória
 
Ex-secretário de Saúde de Contagem, Eduardo Penna foi nomeado para assumir a gestão dos serviços no lugar do instituto até que seja concluído o novo chamamento público aberto pelo governo municipal.
 
“Vamos destituir toda a gestão diretora do IGH. Teremos autonomia e chamaremos todos os fornecedores para negociarmos, além de garantir os direitos trabalhistas daqueles que hoje estão trabalhando nesses locais. Será uma transição para aquilo que virá depois e para evitar um problema ainda maior”, disse Penna.

Posicionamento

Em nota, o instituto afirmou que foi surpreendido pela decisão da prefeitura, considerada “súbita e infundada”. “Oportunamente, destaca-se que o IGH sempre empreendeu grandes esforços para executar o objeto do contrato nº 108/2018, pelo que não se vislumbra qualquer razão para uma intervenção tão abrupta da administração pública do município de Contagem sobre esta organização social”, alega a instituição.
 
Leia, abaixo, a nota do IGH na íntegra:
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
Nesta manhã do dia 9 de junho de 2021, o Instituto de Gestão e Humanização - IGH fora surpreendido com a intervenção da Administração Pública do Município de Contagem no gerenciamento, operacionalização e execução do Contrato de Gestão nº 108/2018, firmado entre as partes, abrangendo as atividades e serviços de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento: Vargem das Flores, Sede, Ressaca, Petrolândia e JK, bem como todo o Complexo Hospitalar – Hospital e Maternidade Municipal de Contagem, conforme o Decreto nº176, de 9 de junho de 2021.
 
Desse modo, a Administração Pública do Município de Contagem assumiu, de forma súbita e infundada, a prestação de serviços de assistência à saúde da população contagense, pelo período de até 180 (cento e oitenta) dias, a contar da publicação do referido Decreto.
 
Oportunamente, destaca-se que o IGH sempre empreendeu grandes esforços para executar o objeto do contrato nº 108/2018, pelo que não se vislumbra qualquer razão para uma intervenção tão abrupta da Administração Pública do Município de Contagem sobre esta Organização Social.
 
Nesse passo, não se faz demasiado salientar que o IGH é uma organização consolidada na prestação de serviços em saúde há mais de 11 anos. Ademais, o Instituto mantém a transparência com os colaboradores, fornecedores, parceiros, bem como com a população de Contagem (MG).
 
Sendo o que se apresenta, o Instituto de Gestão e Humanização - IGH se coloca à inteira disposição para prestar toda e qualquer informação que forem necessárias.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br