Data de publicação: 18-06-2021 16:19:00 - Última alteração: 18-06-2021 16:19:54

Amostras de carrapato-estrela são coletadas para análise

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação
 
Três tubos com amostras de larvas e ninfas do carrapato-estrela – popularmente conhecidas como micuim ou carrapato-pólvora – foram coletados por agentes da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses de Contagem na regional Nacional para análise. A medida faz parte da implementação do programa de prevenção da febre maculosa no município, que registrou um surto da doença em 2019, sendo a maior concentração de casos nessa região.
 
Os carrapatos foram capturados com a utilização de um tecido branco passado na vegetação rasteira em locais propícios à proliferação da espécie. A ação ocorreu na última quarta-feira (16), e outra está prevista para a semana que vem, se estendendo até a área próxima ao Jardim Zoológico, na divisa com Belo Horizonte. O objetivo é detectar neles, por meio de exames moleculares, a presença da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da enfermidade.
 
“Nós já sabemos que o carrapato-estrela é o transmissor da febre maculosa no Brasil. Hoje [quarta-feira], coletamos esses carrapatos, que estão em uma fase muito jovem ainda, para fazemos uma primeira análise”, disse o diretor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Matheus Araújo.
 
Em agosto, mais amostras serão coletadas para a realização de um novo levantamento acarológico. Desta vez, porém, serão selecionados ácaros em outra fase de vida.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br