Data de publicação: 21-06-2021 13:10:00

Restauração do Museu Nair Mendes Moreira é concluída

Foto: Divulgação
 
Depois de passar quatro anos interditado devido a problemas estruturais, invasões e atos de vandalismo, o Museu Nair Mendes Moreira foi, enfim, restaurado. A reinauguração do espaço acontecerá na próxima quarta-feira (23) pela plataforma virtual Zoom.
 
Durante o evento on-line, serão apresentadas as mudanças realizadas no monumento e a sua importância histórica. Por conta da pandemia de Covid-19, no entanto, por ora, o local continuará fechado para visitações.
 
Segundo a prefeitura, entre as melhorias realizadas pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Urbanos e de Cultura estão a construção de espaços de convivência e rampas de acessibilidade.
 
As obras, que duraram aproximadamente nove meses, custaram R$ 1,3 milhão aos cofres da cidade e foram financiadas pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural.
 
História do Museu
 
Considerada a mais antiga de Contagem, a edificação foi construída no século XVIII, por volta de 1716. A antiga “Casa do Registro” servia como posto fiscal para controlar a entrada e a saída do ouro e de outras mercadorias, sendo uma das responsáveis pela origem do nome “Contagem das Abóboras”, como o município foi inicialmente chamado.
 
Restaurado em 1991, o museu já abrigou a Casa de Cultura – tombada pelo Decreto 10.060, de 1998 – e o Departamento de História, Memória e Patrimônio Cultural do Município. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional reconheceu o monumento como o primeiro museu de Contagem.
 
Museu Nair Mendes Moreira
Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br