Data de publicação: 05-07-2021 16:38:00 - Última alteração: 05-07-2021 16:43:10

INSS realiza prova de vida domiciliar

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 
 
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai oferecer prova de vida domiciliar para idosos acima de 80 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. A medida foi publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União e visa favorecer os beneficiários que não possuem procurador ou representante legal cadastrado.

A solicitação do serviço pode ser feita por terceiros, por meio da Central 135, pelo aplicativo MEU INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto, sem a necessidade de cadastramento de procuração ou do comparecimento a uma Agência da Previdência Social.

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem o benefício do INSS por conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento teve a obrigatoriedade suspensa em março de 2020 e voltou a ser feito em junho deste ano.

Ainda segundo o INSS, o bloqueio de créditos, a suspensão e a cessação de benefícios por falta de comprovação de vida não abrangerão os benefícios cujo procedimento esteja pendente de pesquisa externa a cargo do INSS, requerida até o processamento da folha de pagamento.

Além disso, a rotina de suspensão de benefícios será prorrogada por mais duas competências, julho e agosto de 2021, por impossibilidade da execução do Programa de Reabilitação Profissional.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br