Data de publicação: 17-08-2021 18:08:00 - Última alteração: 17-08-2021 18:08:44

Hemominas tem baixo estoque de sangues O positivo e de grupos negativos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Hemominas apresenta, nesta terça-feira (17), uma queda de 63% nos estoques dos sangues do tipo O positivo e de 53% de todos os grupos negativos. A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.

Os níveis críticos em grande parte do estoque da fundação podem ser explicados pela pandemia da Covid-19 e pelo inverno, que impactam no comparecimento de voluntários. A Hemominas reforça que todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus são tomadas em suas unidades e convoca os doadores de sangue a comparecerem o quanto antes em uma delas.  

A doação deve ser agendada pelo site do Governo de Minas ou pelo aplicativo MG App - Cidadão.

Requisitos

Os requisitos básicos para doar sangue é estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, além de apresentar documento original com foto durante o atendimento.

Candidatos que foram diagnosticados com Covid-19 ficam inaptos à doação por 30 dias após a completa recuperação. Já as pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus devem aguardar 14 dias para doar sangue.

Além disso, ao apresentar qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, é recomendado esperar 30 dias após a recuperação.

Vacinação

Os candidatos à doação de sangue também devem ficar atentos ao período de inaptidão após receber a vacina contra a Covid-19. O prazo para quem tomou a Coronovac ou Covaxin é de 48h. Já quem recebeu doses da AstraZeneca, Pfizer, Janssen, Sputnik V ou Moderna deve aguardar sete dias.

Todas as condições e restrições para doação de sangue estão disponíveis no portal da Fundação Hemominas.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br