Data de publicação: 20-08-2021 14:24:00 - Última alteração: 20-08-2021 14:28:52

Casas de Contagem recebem ação de combate ao carrapato-estrela

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Adelcio R Barbosa/Prefeitura de Contagem
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem vai borrifar produtos de combate ao carrapato-estrela em cinco residências do bairro Tijuca, na regional Nacional, nesta sexta-feira (20). O animal pode ser vetor da bactéria causadora da febre maculosa, que fez duas vítimas na região recentemente.
 
O superintendente de Vigilância em Saúde do município, José Renato de Rezende Costa, explicou que a área vem sendo monitorada desde 2019, quando houve um surto da doença, e seguirá em observação durante 10 anos. "É muito importante que a população tenha conhecimento de que isso não é uma situação espalhada por todo o município, mas todos devem ficar alerta, uma vez que já temos a circulação da bactéria Rickettsia rickettsii, que é a causadora da febre maculosa”, afirmou.
 
Ainda segundo o superintendente, os moradores devem acionar a Zoonoses caso haja dúvidas sobre o carrapato-estrela. O órgão pode capturar o animal para identificar se é, de fato, o vetor da doença. O telefone para contato é (31) 3351-3722.
 
A Prefeitura de Contagem informou que a ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao carrapato-estrela e à febre maculosa no município. Ainda de acordo com a administração municipal, em 13 de agosto, foi iniciada uma panfletagem para conscientizar os moradores dos quarteirões dentro de 500 metros do local onde os casos da doença foram registrados. Além disso, 1.305 residências receberam visitas da prefeitura, sendo que 719 foram dedetizadas.   
 
Matéria relacionada:
Duas pessoas morrem por febre maculosa em Contagem
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br