Data de publicação: 03-09-2021 11:21:00 - Última alteração: 03-09-2021 11:22:36

Contagem tem exposições culturais gratuitas até 15 de outubro

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação
 
Espaços culturais de Contagem contam, até 15 de outubro, com exposições de arte gratuitas. O Museu Nair Mendes Moreira recebe duas mostras fotográficas dedicadas à Comunidade Quilombola dos Arturos.

As fotografias de Danilo Alves, de 24 anos, compõem a mostra “Intimidade Azul”, que concentra registros do patriarca da Comunidade dos Arturos, Mário Braz da Luz, falecido em maio deste ano por complicações da Covid-19.

O fotógrafo buscou retratar o cotidiano e as individualidades das famílias, saindo da associação principal do quilombo ao congado e à Folia de Reis. O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC) em 2018.

A exposição “Pérolas Negras”, de Mateus Machado Brandão, também foi beneficiada pelo FMIC, mas em 2019. O projeto retrata mulheres da comunidade dos Arturos. As maquiagens, roupas e adereços utilizados no ensaio fazem referência à cultura africana e buscam evidenciar o empoderamento e protagonismo do feminino negro, além da ancestralidade.

Saudade Colorida

A mostra “Saudade Colorida”, está em exposição no Centro Cultural de Contagem e na Secretaria Municipal de Educação. A programação conta com obras dos artistas Ângela Rosa, Alexandre Rosalino e Joilson Pontes, em homenagem ao pintor de arte Naif de Contagem, José Damasceno Telles Camilo, falecido em 2019.

O artista iniciou a trajetória na pintura aos 14 anos e se tornou destaque nacional na arte Naif, baseada principalmente na espontaneidade, criatividade e no instinto do próprio artista. O estilo é praticado, geralmente, por aqueles que não tiveram formação acadêmica ou são considerados autodidatas.

Endereços

O Museu Nair Mendes Moreira está localizado na Praça Vereador Josias Belém, n° 01, Sede. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Já o Centro Cultural de Contagem fica na Rua Dr. Cassiano, n° 130, no Centro de Contagem. A Secretaria de Educação está na Rua Coimbra, n° 100, bairro Santa Cruz. As visitações são abertas ao público de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br