Data de publicação: 06-09-2021 18:29:00 - Última alteração: 06-09-2021 18:31:01

Parque Fernão Dias reabre após dez anos fechado

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Robson Repórter

Galeria de fotos

O Parque Fernão Dias, localizado entre Betim e a regional Riacho de Contagem, foi reaberto na última sexta-feira (3), após dez anos fechado. A Área de Preservação Ambiental sofreu com o desmatamento e o vandalismo nesse período.

Uma parceria foi estabelecida entre a Prefeitura de Contagem, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas para viabilizar o plano de reforma e gestão compartilhada do parque. Inicialmente, R$ 400 mil foram destinados à revitalização da fachada, de parte das quadras e dos espaços de convivência.

Segundo a Prefeitura, as outras etapas da obra vão ser realizadas por meio de R$ 2,1 milhões do valor que o município vai receber da Vale, em reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho.

O parque vai funcionar de terça-feira a domingo das 8h às 17h, mas as visitas devem ser agendadas por meio deste link.

Quem quiser realizar visitas guiadas em grupo deve agendar diretamente com a Equipe Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo e-mail eduambiental.contagem@gmail.com ou pelos telefones 3352-3072 e 3391-9349.

Os usuários devem ficar atentos aos protocolos de segurança contra a Covid-19: utilizar máscara, higienizar as mãos com água e sabão e álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

Além disso, não é permitido usar as churrasqueiras nem fogos de artifício. Menores de 12 anos só poderão entrar na unidade acompanhados dos responsáveis.

Também está proibida a entrada de vendedores ambulantes, consumir bebidas alcoólicas, retirar ou introduzir frutas e mudas de plantas, o uso de caixas de som, empinar pipas, caçar, incomodar ou alimentar animais.

Reformas 

Inaugurado em 1980, o Parque Fernão Dias passou por limpeza, com capina e roçada, demolição de estruturas condenadas, cercamento de 98 hectares, reforma de banheiros, vestiários e guarita, pintura da fachada, manutenção do telhado do prédio da sede administrativa, reconstrução das redes elétrica e hidráulica e colocação de portas e janelas.

Na última sexta-feira, dois bebedouros, duas duchas e uma quadra e futebol reformada foram entregues. As trilhas do parque também foram limpas e houve abertura de novos percursos.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br