Data de publicação: 08-09-2021 18:22:00 - Última alteração: 08-09-2021 18:22:49

Centro de inclusão social busca parcerias para ampliar atendimentos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

O Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), localizado no Água Branca, em Contagem, está buscando parcerias para ampliar os serviços presenciais oferecidos pela instituição, que atende pessoas com deficiência, em sua maioria carentes, juntamente com o Sistema Único de Saúde.

Cerca de 500 pessoas com deficiência intelectual, autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, bebês prematuros ou que sofreram algum tipo de intercorrência durante o parto são beneficiados mensalmente pela organização. A população de outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte também é assistida no local. 

Além disso, o Cais atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tendo auxiliado 450 trabalhadores a serem contratados por empresas parceiras.

No entanto, devido à pandemia da Covid-19, a organização enfrenta problemas financeiros que ameaçam a ampliação dos serviços. Apenas 30% dos atendimentos presenciais, por exemplo, foram retomados na unidade.

Casos como o da dona de casa Joelma Silveira de Souza são exemplos de como o atendimento do Cais pode ser benéfico. Seu filho Kelvin, de 3 anos, foi diagnosticado, aos dez meses, com a síndrome Cri-du-chat, doença genética rara que pode levar ao atraso no desenvolvimento intelectual, motor, neurológico e até comprometer o coração e os rins.

Kelvin passou pelo atendimento remoto e, em março deste ano, as sessões voltaram a ser presenciais. Joelma Silveira afirma que sem o apoio da instituição não seria possível vivenciar o progresso do filho. “Não temos como custear esse tratamento, seria impossível”, diz.

História

Fundado em 1971 como Apae de Contagem, o Cais está prestes a completar 50 anos de história. Anteriormente, a instituição funcionava como uma escola especial.

A diretora presidente do Conselho Deliberativo do Cais, Eliana Tameirão, destaca que o objetivo da organização é promover a autonomia das pessoas com deficiência, uma missão que carrega desde sua constituição. “Sempre buscamos garantir a autonomia dos excluídos. Nossa meta é o aprimoramento, a excelência, não o mais ou menos”, ressalta.

Doações e parcerias

O Cais aceita doações por meio de apadrinhamento, incentivo fiscal, dedução do imposto de renda e pelo telefone (31) 97178-0935. Outras informações sobre as formas de contribuição podem ser obtidas no site da organização.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br