Data de publicação: 10-09-2021 17:20:00 - Última alteração: 14-09-2021 13:55:53

Estiagem no Alto Rio das Velhas deve se estender até novembro

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação/CBH

A falta de chuvas que afeta o Alto Rio das Velhas, região que produz a água que abastece 50% da Grande Belo Horizonte, deve durar até a primeira quinzena de novembro, de acordo com previsões da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Para este mês, está previsto um retorno gradual das chuvas, em forma de pancadas. No entanto, apenas em meados de novembro volta a chover com mais frequência. A informação foi dada durante uma reunião do Convazão, grupo de empresas e instituições que gere a vazão do Alto Rio das Velhas, isto é, o volume de água que sai desta região da bacia.

“Tudo indica que a estação chuvosa não se prolongará além de março de 2022”, disse o representante da Cemig e vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio.

Segundo o CBH Rio das Velhas, o sistema integrado de vazão será mantido como está para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de BH. Ainda de acordo com o Comitê, encontros semanais estão sendo realizados para regularizar a situação e manter o acesso da população e dos ecossistemas aos recursos hídricos.

Alto Rio das Velhas

A bacia hidrográfica do Rio das Velhas é subdividida em quatro regiões, sendo uma delas o “Alto Rio das Velhas”, que abrange dez município: Belo Horizonte, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima. Caeté, Contagem, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia também são contemplados, mas em menor ou maior parcela.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br