Data de publicação: 17-09-2021 15:02:00

Campanha de vacinação antirrábica acontecerá no próximo mês em Contagem

Foto: Reprodução/Internet

Contagem vai promover, em 16 de outubro, a campanha de vacinação antirrábica, com aplicação gratuita do imunizante em cães e gatos em postos de saúde do município, a serem divulgados posteriormente. De acordo com a prefeitura, a expectativa é de que 60 mil animais recebam a vacina contra a raiva.
 
Ainda segundo a administração municipal, o imunizante não tem contraindicações e pode ser aplicado em filhotes a partir de três meses.

Neste ano, alguns casos de raiva foram registrados em animais do Parque Municipal de Belo Horizonte. No entanto, não há indícios de surto da doença, considerada erradica na região.

A raiva pode ser transmitida ao ser humano por meio de saliva e secreções de animais infectados, como cães, gatos, morcegos, raposas, gatos do mato, saguis e gambás. A doença atinge o sistema nervoso central e, em quase 100% dos casos, é fatal.

Além da vacinação dos pets, principal forma de prevenção contra a raiva, deve-se evitar o contato com animais silvestres.

Orientações

A prefeitura de Contagem orienta que, caso um morcego entre em residências e não consiga sair ou seja encontrado morto, o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo número 193 para que possa recolher o animal e encaminhá-lo para a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses.  

Ao ser atacado por algum bicho, é preciso limpar o ferimento com água e sabão e procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br