Data de publicação: 24-09-2021 16:46:00 - Última alteração: 24-09-2021 16:48:13

Meninas poderão praticar futsal gratuitamente em Contagem

Foto: Prefeitura de Contagem/Reprodução

Estão abertas as inscrições para meninas de 10 a 15 anos que tenham interesse em participar da primeira turma feminina da Escola de Futsal Contagem. Os treinos gratuitos acontecerão no Ginásio Califórnia, no bairro Eldorado, às segundas-feiras, das 15h10 às 16h10.

As vagas são limitadas e o cadastro deve ser feito por meio de um formulário disponível no portal da prefeitura. As aulas começarão assim que as primeiras 15 crianças e adolescentes fizerem a matrícula.

Atualmente, os treinamentos nas categorias sub-13 e sub-15 contam com a participação de 60 meninos. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Luiz Maculan, o objetivo é oferecer a atividade para meninas que também gostam do esporte, mas que ainda não têm um local para praticá-lo.

“A Escola de Futsal da Prefeitura de Contagem é um projeto que iniciou em 2018 e tem como principal objetivo fomentar a prática do esporte para crianças e adolescentes do município entre 10 e 15 anos. Antes tínhamos treinos apenas para meninos e a novidade é que agora vamos iniciar a turma para meninas nesta categoria. A ideia é ensinar os fundamentos básicos, tática, técnica, as principais regras da modalidade, além da manutenção do condicionamento físico, e promover uma prática de lazer para as meninas”, afirmou Maculan.

A diretora de esportes e lazer da Secretaria de Esportes e Lazer de Contagem, Brisa de Assis, considera que essa é uma conquista importante.

“Essa divisão do que é permitido para meninas e meninos é demarcada desde cedo, a menina ganha boneca, casinha, panelinhas, sugerindo que o local da mulher é na casa e no serviço doméstico, enquanto os meninos ganham bola, bicicleta, carrinhos, indicando que o lugar deles é na rua, no espaço coletivo. O que temos discutido na secretaria, tentado implementar por meio das nossas políticas, é o direito de todos de usufruir da cidade, envolvendo mulheres, meninas, pessoas com deficiência, porque o espaço da cidade deve ser coletivo”, destacou.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br