Data de publicação: 25-09-2021 23:13:00 - Última alteração: 25-09-2021 23:44:26

População reclama de interferência do governo na eleição de delegados

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
IV Pré-Conferência de Política Urbana na Regional Vargem das Flores

Foto:
Divulgação

Galeria de fotos
 
Aconteceram neste sábado (25), as reuniões da IV Pré-Conferência de Política Urbana das regionais Eldorado e Vargem das Flores que tem o objetivo de debater o atual Plano Diretor da cidade e propor mudanças que farão parte da revisão.

A prefeita Marília Campos participou da abertura dos trabalhos da Pré-Conferência na Regional Vargem das Flores, na Escola Municipal Ana Guedes, em Nova Contagem, e esteve presente na Pré-Conferência da Regional Eldorado, realizada na Secretaria de Educação Municipal, no bairro Santa Cruz Industrial.

“A última revisão do Plano Diretor realizada no governo passado representou um retrocesso muito grande apenas para atender as demandas de cidades que não possuem terras para construir. O ex-prefeito aprovou construções de moradias e adensamentos populacionais em locais sem nenhuma infraestrutura. O último Plano Diretor trouxe prejuízos ao meio ambiente”, enfatizou a prefeita.


Segundo informações da organização, aproximadamente 130 participantes foram inscritos na Pré-Conferência da Regional Vargem das Flores, que é a maior em termos territoriais, com 20 bairros. O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e presidente da IV Conferência Municipal de Política Urbana, Isnard Monteiro Horta, esteve presente juntamente com o administrador da Regional, Wander Batista Silva.

Já na Pré-Conferência da Regional Eldorado, aproximadamente 68 participantes foram inscritos e contou com a presença da subsecretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Luciane Mitraud,  e do administrador Regional, Gil Martins.

Na reunião do Eldorado, o processo ocorreu sem polêmicas, mas alguns participantes reclamaram que faltavam participantes qualificados e conhecedores do processo. Ao contrário da reunião de Vargem das Flores que tinha muitas pessoas qualificadas e experientes o bastante para perceberem irregularidades.

De acordo com a engenheira agronôma e candidata a delegada representando a área rural, Clara Glória Baldi, funcionários da regional interferiram na eleição de delegados. 

“Além de reunir os moradores para orientar o voto, também passavam de cadeira em cadeira. Lembrou a conferência do ex-prefeito Alex de Freitas. Um vexame, cenas como estas não podem acontecer num governo do campo democrático popular. A participação popular de verdade não é tutelada”, reclamou a engenheira, que disse que encaminhará uma denuncia para a comissão organizadora da conferência

Uma mensagem em um grupo de WhatsApp, confirmou que realmente houve interferências na eleição dos delegados.

"Elegemos 100% dos delegados titulares e 66,6% dos delegados suplentes ou seja elegemos 8 de 9. Meus parabéns e agradecimento a todos e todas. Ótimo fim de semana", att: Zé de Souza, ex-vereador e funcionário da Regional Vargem das Flores.


Os vereadores Zé Antônio (PT) e Moara Saboia (PT), líder de governo na Câmara Municipal, acompanharam a prefeita nas pré-conferências.

A reportagem do DC Online entrou em contato com a prefeitura para solicitar respostas às denúncias de interferências. Assim que o poder executivo e a Regional Vargem das Flores se posicionarem, atualizaremos essa publicação.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br