Data de publicação: 30-09-2021 12:34:00 - Última alteração: 30-09-2021 12:35:54

Retorno das chuvas exige maior cuidado com arboviroses

Lava Jato Dias
Foto: Fiocruz

O retorno gradual das chuvas em Contagem acende um alerta sobre a prevenção das arboviroses urbanas, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Contagem, José Renato de Rezende Costa, destaca que tratamentos focais são feitos em residências e imóveis da cidade a cada dois meses e, quinzenalmente, em pontos estratégicos, como ferros velhos, indústrias, borracharias e floriculturas.

Mesmo assim, a população deve redobrar as ações de prevenção no período chuvoso. “Temos que lembrar que 2022 é um ano considerado epidêmico para as arboviroses”, alerta José Renato.

O município realiza o acompanhamento, em todas as regionais, de 512 armadilhas de ovitrampas, que atraem as fêmeas do Aedes aegypti para colocarem seus ovos. Se a presença dos ovos for constatada no dispositivo, um mutirão de limpeza é iniciado em um raio de 200 metros.

Ainda segundo o superintendente, em outubro, será feito o levantamento do Índice Larvário de Infestação Rápida do Aedes Aegypti.

Medidas de prevenção

A proliferação do mosquito vetor acontece em locais que acumulam água parada, como garrafas, pneus, vasos de plantas, sacos de lixo e entulhos, no geral. Assim, esses materiais devem ser corretamente descartados ou vedados.

Além disso, a febre amarela pode ser prevenida por meio da vacinação.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br