Data de publicação: 11-11-2021 14:02:00 - Última alteração: 11-11-2021 18:01:10

Corpo de mecânico morto na tragédia de Brumadinho é identificado

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação

Mais uma vítima do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho foi identificada na última quarta-feira (10), após quase três anos da tragédia. Trata-se do mecânico Uberlandio Antônio da Silva, natural de Linhares, no Espírito Santo. Ele estava com 55 anos em 2019 e era funcionário terceirizado da mineradora.

A identificação do corpo, localizado em 2 de outubro pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), ocorreu por meio de exames de DNA, realizados pelo Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IML), em Belo Horizonte.

"É um processo que pode levar um tempo porque temos de repetir os exames várias vezes, comparando com o material genético dos familiares, até termos a certeza de que se trata daquele indivíduo”, detalha o perito criminal Higgor Dornelas.

Ainda segundo Dornelas, mais de mil amostras encaminhadas pelo CBMMG já foram analisadas, outros 20 a 30 materiais ainda estão sendo avaliados.

De acordo com a perita criminal Ângela Romano, que esteve no local onde o corpo foi encontrando, objetos pessoais também podem auxiliar nos trabalhos do IML. “As roupas, adereços, alianças e outros elementos de uso pessoal que as famílias nos informam podem sim indicar uma possível identificação. Contudo, sempre obedecemos às três fases de reconhecimento: impressão digital, odontologia legal e, por fim, exame de DNA”, explica.  

O corpo de Uberlandio foi o 263ª a ser identificado, ainda faltam sete joias, como são chamadas as vítimas não encontradas. O rompimento da barragem da Vale matou 270 pessoas e deixou rastros de destruição percebidos até hoje no Estado, como a contaminação da bacia do Rio Paraopeba. Os trabalhos de buscas pelas vítimas já ultrapassam 1.021 dias.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br