Data de publicação: 12-11-2021 17:16:00 - Última alteração: 13-11-2021 00:36:42

Audiência pública na Câmara de Contagem vai debater prematuridade

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, será marcado por uma audiência pública solicitada pelo Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) à Câmara Municipal de Contagem.

No evento, haverá um debate sobre a mais recente pesquisa do Cais, “Riscos para a Deficiência Intelectual e no Transtorno do Espectro do Autismo e a Integração a Tempo para Bebês Prematuros”, que indica a necessidade de promover políticas públicas básicas e mais eficientes aos bebês prematuros, o que pode gerar mais economia ao Sistema Único de Saúde. Realizado entre 2016 e 2020, o estudo observou o desenvolvimento de 384 crianças que nasceram prematuramente.

“A pesquisa foi muito bem-vista pelas famílias que participaram. As crianças que já haviam recebido alta e retornaram para o estudo reagiram de forma bastante positiva ao contato com a equipe e o retorno ao Cais. A maioria rememorou o motivo de ingresso nos programas do Cais, como foi o tratamento e seus efeitos para as crianças e os familiares”, destaca a superintendente do Cais e coordenadora da pesquisa, Cristina Abranches.

Entre os participantes da audiência está o sociólogo, professor emérito da Universidade de Paris Descartes e membro do conselho científico do Observatório Nacional para Crianças em Perigo, Eric Plaisance. O especialista, responsável por reformulações de leis francesas para pessoas com deficiência, vai abordar as políticas públicas adotadas em seu país e as brasileiras.

Além dele, outros especialistas e mães que tiveram bebês prematuros e recorreram ao Cais estarão presentes na sessão.


Foto: Divulgação
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br