Data de publicação: 22-11-2021 21:01:00 - Última alteração: 27-11-2021 23:34:02

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado com luzes

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação

O Palácio das Artes e a Fundação Hemominas de BH foram iluminados de vermelho em alusão à doação de sangue. Celebrado em 25/11, o Dia do Doador Voluntário de Sangue também buscou atrair mais doadores já que os estoques estão baixos.

Durante a semana, de 22 a 27/11, as unidades da Fundação Hemominas promoveram atividades especiais para agradecer aos doadores pelo gesto solidário.

O Palácio das Artes, que completou 51 anos, também foi escolhido para receber a iluminação vermelha no dia 25/11, por ser referência da cultura mineira. Já o Hemocentro de Belo Horizonte, foi iluminado de vermelho entre os dias 24 e 26/11.

Agende sua doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Hemominas orienta a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, o interessado deve cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. 

Vacinas

A vacinação contra covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis até o momento, os prazos são:

-  Coronovac/Sinovac: 48 horas
- AstraZeneca/Fiocruz: sete dias
- Pfizer/BioNTech: sete dias
- Janssen-Cilag: sete dias
- Sputnik V: sete dias
- Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas
-  Moderna: sete dias

No site da Fundação Hemominas estão descritas as condições e restrições para doação de sangue. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br