Data de publicação: 22-11-2021 23:16:00 - Última alteração: 22-11-2021 23:25:00

Exposição fotográfica comemora os 50 anos do Cais

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

Equipe do Cais e colaboradores em visita de inauguração da mostra

As muitas histórias do Centro de Atendimento e Inclusão Social – Cais, foram registradas pelo fotógrafo Rômulo Menezes e estão expostas no Museu Nair Mendes Moreira, até o dia 2 de dezembro. A entrada é gratuita. Segundo o fotógrafo, as fotos “cativam sentimentos e registram olhares, sorrisos. Imagens que ilustram a singularidade de cada ser”, disse. 

A gerente de Desenvolvimento de Organizações do Cais, Ana Regina de Carvalho, disse que a exposição “Cais: 50 anos, um lugar, muitas histórias” traz um olhar individualizado de cada pessoa atendida e a preocupação da entidade com a sociedade. 

“Estamos fazendo uma série de eventos, com parceiros e colaboradores. Durante esses 50 anos, fizemos o atendimento a muitas pessoas e famílias, que estiveram aqui e seguiram. A nossa intenção, com a exposição, é mostrar que o Cais é um local de passagem, onde trabalhamos e defendemos a inclusão e a autonomia. A ideia é mostrar a singularidade de cada um, desenvolvendo-se e colocando-se no mundo de uma forma ímpar”, relatou.

Para a gerente de Mobilização e Captação de Recursos do Cais, Graziele Beda, as imagens mostram um pouco do que o Cais é para tantas famílias. “Temos um sentimento de dever cumprido, de um histórico reconhecido e de muito trabalho ainda pela frente. Vemos isso nos resultados conquistados e que também é estampado no rosto de cada um que passou por nossa instituição. É gratificante ver os sorrisos e como podemos ajudar a fazer uma mudança. Sentimos que estamos no caminho certo”, disse.

A instituição, sem fins econômicos, busca contribuir para a inclusão e o convívio com a diversidade, a partir do atendimento especializado, promovendo um novo olhar sobre a deficiência. As 18 fotos que estão expostas no museu até o dia 2 de dezembro. A entrada é franca, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Centro de Atendimento e Inclusão Social

O Cais atende, mensalmente, cerca de 500 pessoas com deficiência, nas áreas de saúde, educação e social. Além disso, contempla todas as faixas etárias: de bebês a adultos, acompanhando, também, as famílias das pessoas atendidas.

A instituição teve início como uma Apae e atua no município de Contagem desde 1971. Em 2012, modificou sua denominação para Cais e, desde então, busca diversificar seu atendimento e atuar de forma mais intensiva na prevenção e intervenção precoce, bem como, na busca pela inclusão e pela preservação dos direitos das pessoas com deficiência.

O Cais teve seu trabalho em prol da inclusão escolar reconhecido pelo Ministério da Educação em 2005, quando a instituição publicou sua experiência como parâmetro para o atendimento educacional especializado de todo o País. 

Desde 1997, o Cais realiza um trabalho intenso a favor da inclusão profissional de pessoas com deficiência, atuando na formação dessas pessoas e no acompanhamento de sua inclusão nas empresas. Essa ação tem resultado em uma maior empregabilidade de jovens e adultos.

Na área clínica, se destaca na prevenção e na intervenção precoce. Desde 2009, realiza o Programa Acompanhamento de Bebês – AB, cujo objetivo é atender bebês que têm alta da UTI Neonatal, a fim de prevenir algumas patologias e intervir precocemente para alcançar melhores resultados no desenvolvimento de cada criança. Esse programa foi a base da construção do programa PIPA, em Minas Gerais, que instituiu o follow-up para bebês de todo o Estado.

O atendimento clínico do Cais tem como diferencial o trabalho transdisciplinar, que busca respeitar a singularidade, como preconiza a psicanálise, incentivando a criatividade e a autonomia de cada indivíduo atendido. Atua também de forma a dar suporte às famílias, entendendo que esta é a base de todo o trabalho.


Serviço:

Exposição
: “Cais: 50 anos, um lugar, muitas histórias”
Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede – Contagem)
Período: 18/11 a 2/12 – de segunda a sexta-feira 
Horário: 8h às 17h
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br