Data de publicação: 04-12-2021 01:07:00 - Última alteração: 04-12-2021 01:38:18

Professor Winder Almeida assume a presidência do Sinep MG

Lava Jato Dias
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos
 
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais - Sinep MG, realizou em Belo Horizonte nesta quinta-feira (2), a cerimônia de posse da nova diretoria da instituição que representa os estabelecimentos particulares de ensino e que será a responsável pela gestão de 2021 a 2025.

A ex-presidente do Sinep MG e diretora do Colégio Santa Dorotéia - BH, Zuleica Reis Ávila, passou a presidência da instituição para o professor e diretor do Colégio Sócrates - Contagem, Winder Almeida de Souza.

O Sinep MG foi fundado em 1947 e após 74 anos, o sindicato está presente e possui filiados em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH e em várias cidades do Oeste, Noroeste, Sul, Sudoeste e Zona da Mata de Minas Gerais.

A cerimônia de posse foi marcada pelas homenagens e pelo reconhecimento da importância da educação, que foi evidenciada pelas limitações e desafios enfrentados durante o distanciamento social que causou a interrupção da aula presenciais no período mais grave da pandemia do Covid-19.


Segundo o presidente empossado, um dos grandes desafios da sua gestão será integrar cerca de quatro mil escolas, nos 405 municípios que fazem parte da base de atuação do Sinep MG.

“Queremos investir na inovação das pessoas e trazê-las para o sindicato. Vamos dar oportunidade a todos de sugerir, levantar todos os problemas, mas também participar das soluções. Para isso, contamos com todos os diretores”, enfatizou.

O professor Winder Almeida disse também, que durante a pandemia, os prefeitos não conseguiram ter consciência da importância da educação que ficou em segundo plano e as escolas foram um dos últimos setores a reabrir. Segundo ele, esse foi o maior problema. As escolas particulares conseguiram se adaptar a forma híbrida e online, mas as prefeituras não conseguiram entender a necessidade da retomada das aulas presenciais. 

“Tivemos alguns prejuízos no calendário, mas conseguiremos recuperar até o primeiro semestre de 2022. Mas com a pandemia, vimos que podemos mudar e inovar com as pessoas para nos adaptar ao novo normal. Os professores e alunos estão conseguindo se adaptar e agora convido todos os diretores de escolas particulares para se filiarem ao Sinep MG para que possam compartilhar os problemas e também as soluções do setor”, finalizou o novo presidente.


A 1ª vice-presidente do Sinep MG e diretora da Escola Eros Gustavo - Contagem, Cristiane Boaventura, disse que são vários os desafios, principalmente para manter as escolas dentro do processo de biossegurança, preparar os alunos para as questões sociais e emocionais, além de preparar os colaboradores e professores para fazer um acompanhamento dos estudantes mais de perto.

“Precisamos recuperar todas as questões sociais e cognitivas dos nossos alunos. Com o presidente Winder e equipe, pretendemos trabalhar as parcerias com as escolas, professores e diretores a fim de prepará-los para a nova realidade que nos espera”, explicou.

Segundo a vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares e conselheira Nacional de Educação, Amabile Pacios, a educação precisa de pessoas de valor como o presidente Winder, porque tudo que acontece em Minas Gerais, ecoa no Brasil inteiro. “Espero que Minas continue sendo exemplo e berço da educação nacional, sobretudo no segmento particular”, disse.

O presidente do Sinep - RS e da Federação Nacional das Escolas Particulares - Fenep, Bruno Eizerik, disse que as aulas presenciais são essenciais e foi uma luta da federação em nível nacional. “Em Minas Gerais, o Sinep foi fundamental para a volta das aulas presenciais e acredito que um sindicato que faz uma sucessão organizada e tranquila, quem ganha é a educação. Acredito que com a implantação de novos projetos será possível promover o fortalecimento da rede privada no Estado de Minas Gerais”, finalizou Eizerik.


Após a cerimônia de posse, a nova diretoria e convidados posaram para as fotos e um coquetel foi oferecido aos convidados, que foi animado pelo cantor e compositor Wilson Sideral com o show Tropical Blues.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br