Data de publicação: 03-01-2022 23:58:00 - Última alteração: 04-01-2022 01:18:29

Síndrome gripal desafia unidades de saúde de Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

No sábado (1º), a procura por atendimento na UPA JK foi considerável. À noite, todas as cadeiras das duas recepções estavam ocupadas e os usuários reclamavam da demora. Segundo funcionários, somente um clínico e um ortopedista atendiam. 

A reportagem do DC Online esteve por cerca de duas horas na Unidade de Pronto Atendimento - UPA JK. Pelo menos cinco pacientes desistiram do atendimento por causa da demora.

Um homem visivelmente alterado com um corte profundo na cabeça e sangrando bastante, entrou no banheiro, se lavou, trocou de camisa e saiu. Fato que nem os funcionários perceberam. Conseguimos saber que houve uma briga, o homem recebeu uma pedrada e se refugiou na UPA.

A Guarda Civil de Contagem foi acionada e a viatura 5808 CHT Costa esteve na unidade de saúde, fizeram ronda interna e externa no local. Segundo a subcomandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho, os agentes notificaram baixo fluxo de usuários no momento da ronda. O porteiro da UPA informou aos agentes que não houve nenhuma ocorrência.


Usuários

Uma aposentada de 68 anos, que pediu para não ser identificada, disse que esperou cerca de três horas para engessar o tornozelo trincado. Ela disse que desde o dia 10 de dezembro tenta tratar a lesão sofrida na escada de casa. 

“É a terceira vez que venho à UPA JK, mas só hoje conseguiram identificar a lesão. O Raio X não conseguia mostrar a lesão. Por isso sofri durante vinte dias com fortes dores, nem analgésico aliviava”, relatou a moradora do bairro São Mateus, que reclamou ainda, que na UPA Ressaca não tem ortopedista.

Os usuários reclamaram da demora da triagem, do primeiro atendimento, do Raio X e dos exames laboratoriais. Já os funcionários reclamaram que estão sobrecarregados e que faltam uniformes que ainda não foram fornecidos pelo Serviço Social Autônomo, instituição criada pela Prefeitura de Contagem para gerir as UPAs, o hospital e a maternidade da cidade.

Questionamentos

Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência, questionamos a Prefeitura de Contagem sobre a atual situação nas UPAs da cidade, quantos médicos trabalham nos plantões das unidades, qual a situação da UPA Sede e o por quê não tem ortopedista, nem pediatra na UPA Ressaca.


Governo municipal 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as escalas de médicos nas UPAs estão completas nesta segunda-feira (3). As UPAs tiveram nas últimas duas semanas um aumento significativo da demanda em razão de pacientes que procuram as unidades com sintomas de síndrome gripal. 

Para agilizar e diminuir o tempo de espera, oito Unidades Básicas de Saúde - UBSs estão com horário ampliado até às 20h, para atendimento de casos leves. Além disso, está sendo realizada a contratação de novos profissionais para reforçar os quadros das quatro  Unidades de Pronto Atendimento da cidade. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br