Data de publicação: 06-01-2022 19:50:00 - Última alteração: 07-01-2022 00:15:43

Zoonoses de Contagem ganha novo canal de atendimento para castrações

Lava Jato Dias

Foto: Robson Rodrigues

A Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ da cidade de Contagem passa a atender os cidadãos pelo WhatsApp: (31) 99257.0013, no período de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Pelo novo canal de comunicação da UVZ pode ser feita a confirmação do dia e horário da castração, solicitações de coletas de exames e demais serviços do setor de zoonoses. Mas o cadastro e agendamento da castração de cães e gatos deve ser feito somente pelo sistema próprio de castração.

Cadastro

O cadastro para esterilização de cães e gatos deverá ser feito mediante preenchimento e envio deste formulário eletrônico. As solicitações serão avaliadas pela equipe responsável e, se aceitas, o solicitante deverá aguardar o contato da equipe do UVZ para agendamento. 

O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda. Cabe ao solicitante acompanhar o andamento de sua solicitação no site. O solicitante deve ser maior de 18 anos e residir no município de Contagem/MG.

Cada solicitante tem direito de cadastrar o limite máximo de 3 (três) animais, sendo que à medida em que as cirurgias forem realizadas, novas vagas serão disponibilizadas para cadastramento;

A cada solicitação é gerado um número de cadastro para controle interno, não correspondendo à ordem de atendimento ou agendamento. As solicitações passam por uma triagem, podendo ser aprovadas ou não.

Após a aprovação do cadastro, o solicitante deverá aguardar o contato telefônico do UVZ, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para fins de agendamento. Após 2 (duas) tentativas de contato sem sucesso, o cadastro será cancelado, podendo o solicitante realizar novo cadastro quando desejar.

No dia agendado para a cirurgia de esterilização, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência (IPTU, CEMIG, COPASA) em seu nome. 

Regras para as castrações

No dia agendado para a cirurgia de esterilização o solicitante deve chegar com 30 minutos de antecedência, sob pena de ter o atendimento cancelado. No dia agendado para a cirurgia, o solicitante deve levar: 

- No caso de cadela ou gata: cobertor, atadura crepom (faixa) nova e colar elisabetano ou macacão cirurgico;
- No caso de cão: cobertor e colar elisabetano;
- No caso de gato: cobertor.

Importante: Cães e cadelas devem ser conduzidos em guias próprias. Nunca soltos. Os felinos devem ser transportados em caixas de transporte próprias, nunca no colo ou em guias, devido ao risco de fuga.

Cancelamentos

Excepcionalmente, a UVZ poderá cancelar cirurgias agendadas, ocasião em que o solicitante será comunicado por telefone com até 24 horas de antecedência e o procedimento será remarcado. A cirurgia de esterilização só será realizada mediante leitura, preenchimento e assinatura pelo solicitante do Termo de Autorização para Realização de Cirurgia.

Cães e gatos que podem ser castrados

- Os animais devem ter no mínimo 6 (seis) meses e no máximo 8 (oito) anos. O UVZ não realiza esterilização em animais idosos;
- O UVZ não realiza esterilização em animais com lesões cutâneas, epilépticos, obesos, no cio (cadelas) ou em gestação avançada (gatas ou cadelas). 
- Se a cadela estiver no cio, deve-se aguardar pelo menos 20 dias após o término do mesmo para realizar a esterilização. 
- Em caso de gestação (gatas ou cadelas) recente, deve-se aguardar pelo menos 60 dias após o parto para realizar a esterilização.

Exame clínico pré-operatório

Antes da cirurgia de esterilização, os animais poderão ser submetidos a exame clínico pelo médico veterinário do UVZ, podendo ser considerados inaptos para a cirurgia, caso sejam constatadas quaisquer alterações consideradas significativas e que impossibilitem a realização da cirurgia.

No caso de caninos, o solicitante pode apresentar exame recente (menos de 6 meses) de leishmaniose ou submeter o animal, no UVZ, ao teste rápido para Leishmaniose Visceral no dia agendado. 

Em caso de resultado negativo a cirurgia poderá ser realizada imediatamente. Em caso de resultado positivo, a cirurgia não poderá ser realizada imediatamente e o solicitante deverá aguardar o resultado do exame sorológico ELISA confirmatório para Leishmaniose Visceral.

Mas só serão esterilizados animais com exame positivo para Leishmaniose visceral ou que estejam em tratamento veterinário de qualquer tipo, mediante laudo de médico veterinário responsável pelo tratamento, autorizando a cirurgia de esterilização. A UVZ não realiza exames de risco cirúrgico, sendo altamente recomendado que o solicitante o faça por conta própria.

Prioridades

Cães e gatos comunitários ou abandonados recolhidos pelo UVZ são atendidos prioritariamente, assim como cães e gatos pertencentes a imóveis ou regiões do município onde seja constatada a necessidade de atendimento imediato, em face da superpopulação de animais, alto risco epidemiológico, calamidades e/ou outros casos específicos mediante avaliação do corpo técnico do UVZ.

Os animais recolhidos por organizações da sociedade civil também serão atendidos segundo critérios específicos, objetivando a cooperação mútua, controle populacional ético, guarda responsável e/ou adoção dos animais, mediante celebração de convênios.

Serviço:
Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses  – UVZ Contagem

Avenida João César de Oliveira, 4665, bairro Cinco
WhatsApp: (31) 992570013
Telefone: (31) 3351-3751

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br