Data de publicação: 08-01-2022 19:14:00 - Última alteração: 08-01-2022 19:40:52

Transbordamento de dique interdita BR 040, em Nova Lima

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Assista o vídeo

Na manhã deste sábado (8), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado para socorrer possíveis vítimas no transbordamento do dique de contenção de água da empresa Vallourec, na Mina Pau Branco, próximo à rodovia BR 040, na região de Nova Lima. 

O dique, com capacidade de 85 mil metros cúbicos de água, sofreu extravasamento pelo excesso de chuva e parte do volume carregou o material que estava nas proximidades. A lama invadiu a rodovia e atingiu alguns veículos que trafegavam no local. 

Uma vítima foi socorrida pela Concessionária Via 040, com ferimentos superficiais leves. Os Bombeiros Militares permanecem na área do incidente, garantindo a segurança e mitigando os riscos no entorno. 

O tenente Pedro Aihara, Porta Voz do Corpo de Bombeiros, reforçou que não houve rompimento e não foi detectado nenhum tipo de risco estrutural na barragem da Vallourec, na Mina Pau Branco. Houve o transbordamento provocado pela movimentação de massa e não houve vítimas fatais. 

O Corpo de Bombeiros fez o isolamento e fechamento do trecho afetado da BR-040 e atendeu uma vítima em estado moderado e encaminhou ao Hospital João XXIII.

Foi usado maquinário pesado para permitir o escoamento da água que estava represado na BR-040 e a Agência Nacional de Mineração (ANM) aguarda que condições meteorológicas permitam um sobrevoo na região para análise da situação das estruturas do dique.

Como não é possível garantir a estabilidade das estruturas do Dique, a ANM, por precaução, iniciou a remoção de seis pessoas que estavam em área à jusante passível de ser atingida. Será feita uma varredura para entender a área afetada.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br