Data de publicação: 17-01-2022 01:31:00 - Última alteração: 17-01-2022 01:42:45

Contagem garante testagens e horário ampliado em oito UBSs

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: PMC

A Secretaria Municipal de Saúde - SMS estimula a ampla testagem dos pacientes e a dilatação do prazo com horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde - UBSs até às 20hs, para facilitar e agilizar o atendimento dos pacientes com sintomas gripais leves. 

As Oito Unidades Básicas de Saúde – UBSs que tiveram o horário ampliado desde o dia 28 de dezembro, de segunda à sexta-feira, foram usadas para desafogar o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento – UPAs.

A SMS orienta aos usuários com sintomas leves, procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa das 8h às 17h. Somente após esse horário, procurarem atendimento nas oito UBSs de apoio na cidade. 

Novidades

Foi disponibilizada uma ambulância para transportar pacientes. Após passarem pela triagem da UPA JK, os pacientes moradores da região Eldorado ou Industrial, que receberem pulseiras verdes de casos pouco urgentes, serão transferidos para UBS CSU ou UBS Novo Eldorado. Já os moradores da região Industrial serão transferidos para a UBS Vila São Paulo. A UBS Novo Eldorado também passou a ser unidade de apoio.

A transferência de pacientes tem o objetivo de diminuir o risco de contaminação dos pacientes com poucos sintomas gripais, diminuir o tempo de espera e a superlotação das UPAs. A SMS quer manter os atendimentos de rotina e concentrar as demandas de pacientes com sintomas respiratórios de baixa complexidade nas UBSs.

Unidades de Apoio:

- CSU Eldorado – rua Portugal, 50 – Eldorado (Eldorado)
- UBS Novo Eldorado – rua Tubira, 172 – Santa Cruz
- UBS Vila São Paulo – rua Alexandre Herculano, 35 – Vila São Paulo (Industrial)
- UBS Amendoeiras – rua seis, 52 – Vale das Amendoeiras (Nacional)
- UBS São Joaquim – rua Rubi, em frente ao número 803 – São Joaquim (Ressaca)
- UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 (Petrolândia)
- UBS Retiro – avenida Retiro dos Imigrantes, s/n Retiro (Vargem das Flores)
- UBS CAD Centro – av. Pref. Gil Diniz, 401 – Arcádia (Sede)

Testagem em Contagem

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência, são realizados teste rápido de antígeno e PCR-RT, nas unidades de saúde e que atualmente o estoque conta com aproximadamente 20 mil unidades.  Os médicos avaliam e realizam os testes rápidos de antígeno. Caso o resultado seja negativo, é realizado o PCR-RT.

As pessoas que tiveram contato com infectados devem procurar as unidades de saúde para os médicos também avaliarem a necessidade do teste. Gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, após avaliação médica, tem prioridade de testagem.

Segundo a diretora de Atenção Especializada da SMS, Júlia Diniz, a pasta estimula a ampla testagem para identificar e propor medidas necessárias para o controle da transmissão da Covid-19. 

“Em Contagem, os usuários sintomáticos podem fazer o teste rápido de antígeno para Covid-19, em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS, Unidade de Pronto Atendimento - Upas e no Complexo Hospitalar”, afirmou. 

Mas trabalhadores de serviços considerados essenciais, ainda não têm direito ou prioridade de testagem por meio do Sistema Único de Saúde - SUS

Para prevenir e reduzir a contaminação pelo vírus Influenza são os mesmos da Covid-19:

– higienize as mãos;
– evite aglomerações;
– mantenha o distanciamento social;
– use máscaras;
– em caso de algum sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Sintomas comuns para Covid-19: coriza, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar.

Nos casos mais graves: Febre alta, aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia), dor no peito,  cansaço, falta de ar, pneumonia, insuficiência respiratória aguda e insuficiência renal.

Sintomas comuns para H3N2 Influenza: Os  sintomas da gripe Influenza são habitualmente de aparecimento súbito, como: Calafrios, mal-estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, dor nas juntas, prostração, secreção nasal excessiva e tosse seca. 

Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas: Diarréia, vômito, fadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes.

Fonte: Ministério da Saúde Brasil 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br