Data de publicação: 24-01-2022 23:46:00 - Última alteração: 26-01-2022 00:25:32

De acordo com o BC, oito bilhões de reais estão parados em bancos e devem ser sacados

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Antônio Cruz

A partir desta segunda-feira (24), qualquer cidadão poderia consultar se tem valores a receber em instituições financeiras por meio do sistema “Registrato”, do Banco Central - BC, que fornece um extrato com informações das pessoas com instituições financeiras. Mas a alta nos acessos, tirou a página do ar.

O Registrato fornecia consultas apenas a dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. Agora, o BC abriu uma funcionalidade que permite aos usuários verificar se têm direito aos recursos.

De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados. Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas:

- Diretamente via Pix, na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC;
- Nos demais casos, o beneficiário deve informar no sistema os dados de contato, a instituição, o meio de pagamento ou de transferência.

Processo

Na primeira fase do serviço, o Registrato divulgará R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos nos seguintes casos:

- Contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas;
- Cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com Termo de Compromisso assinado com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.

Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta:

- Devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em Termo de Compromisso, 
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;
- Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.



Segundo o Banco do Brasil, os dados e os valores fornecidos no “Registrato” são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço. O BB não informou quando a página voltará a funcionar.

Fonte: Agência Brasil - Brasília
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br