Data de publicação: 31-01-2022 17:22:00 - Última alteração: 31-01-2022 19:14:41

Vacinação infantil e protesto de servidores lotam o Parque Ecológico

Lava Jato Dias
Foto: Elias Ramos

A campanha “Liga da Vacina", criada pela Secretaria de Saúde de Contagem para intensificar a vacinação das crianças, atraiu grande público no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, neste domingo (30). Servidores da saúde aproveitaram para pedir valorização e respeito.

As crianças de 8 a 11 anos, público alvo da campanha de vacinação, foram recebidas por vários super heróis e personagens de filmes. A campanha “Liga da Vacina” teve a presença do Hulk, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Zé Gotinha, Maria Gotinha, Chapolin Colorado e os gigantes Transformers. As atrações minimizaram a longa fila e o tempo de espera.


Foto: Elias Ramos

Os profissionais de saúde tiveram que agilizar o processo de vacinação com os profissionais iniciando o atendimento ainda na fila. Quando as crianças chegavam na vez de vacinar, o processo de cadastro e conferência dos cartões de vacinação já havia sido realizado. Mesmo assim, as pancadas de chuva assustaram e fizeram alguns desistirem.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, nos dois dias da campanha de vacinação, quase mil crianças foram vacinadas, cerca de 400 em Nova Contagem e 600 no bairro Eldorado.

O atendimento seguiu até às 13h e teve a presença da prefeita Marília Campos que enfatizou a necessidade da vacinação das crianças em Contagem. “O movimento é importante, porque mostra que os pais estão cientes e confiantes da necessidade que é vacinar as crianças. Com o início da vacinação das crianças, o ano letivo deve ser mais seguro, já que a vacina está abrandando a pandemia e as internações graves do adultos”, ressaltou a prefeita.

Ainda segundo a prefeitura, nas próximas semanas, serão ampliadas as faixas etárias das crianças a serem vacinadas, mas tudo vai depender da chegada de mais imunizantes. 

O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, disse que a intenção é promover outro Dia D da vacinação. Mas, enquanto isso, as Unidades Básicas de Saúde - UBSs estarão vacinando normalmente durante a semana. 

“Queremos que a população continue mobilizada, tanto as crianças como os adultos, para que juntos, consigamos vencer a pandemia o quanto antes. A vacina é segura. Parabéns aos pais que aderiram a essa ideia”, enfatizou o secretário.


Foto: Robson Rodrigues

Protesto dos servidores da saúde

Um grupo de servidores da saúde estiveram presentes no Parque Ecológico para protestar contra a falta de condições de trabalho e principalmente contra os baixos salários. Cartazes reclamam da insalubridade, da falta do adicional de urgência, que tem servidores recebendo menos do salário mínimo, pedem mais valorização e respeito para a categoria.
                                                                                             
Os técnicos de enfermagem e outros profissionais que ajudam no combate à Covid-19, reclamam que foram largados na frente da batalha sozinhos, agora estão doentes, cansados e que não existe nenhum programa de saúde do trabalhador no município.

Segundo a servidora do Hospital Municipal Elizabeth Aldrin, todos os profissionais da saúde não têm boas condições de trabalho, estão com salários defasados, há mais de nove anos não recebem qualquer aumento, não têm piso salarial. 

“As equipes estão sobrecarregadas, faltam servidores em praticamente todas as unidades de saúde da cidade, faltam condições de trabalho, faltam salários dignos, falta respeito, os profissionais são pressionados, subjugados e precisam de espaço para lutar pelos direitos. Realmente, as condições de trabalho são injustas e desumanas. Os servidores precisam ter dois ou mais empregos para sustentar as famílias, e com isso, estão doentes, fisicamente e mentalmente, tudo por causa da falta de estrutura de trabalho", desabafou a servidora.

Durante todo o ano de 2021, a prefeita Marília Campos explicou aos servidores que estava impedida de conceder aumentos por força de Lei, mas que em 2022, seria possível reajustar os salários. A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência - Secom, sobre as reclamações e reivindicações dos servidores da saúde.


Foto: Robson Rodrigues

Retorno

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, informou que “as demandas apresentadas pelo Sind-Saúde têm sido acompanhadas de perto e as respostas têm sido dadas. As tratativas sobre recomposição  salarial e de RH têm sido debatidas de modo permanente na mesa de negociação  existente junto à Prefeitura Municipal de Contagem”. Mas até o momento não foi definida a data da próxima reunião entre servidores e governo municipal. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br