Data de publicação: 18-02-2022 13:26:00 - Última alteração: 18-02-2022 13:33:02

Zoonoses Contagem continua interditada sem previsão de voltar a normalidade

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Robson Rodrigues 

Galeria de fotos


A Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ Contagem continua interditada por causa de problemas estruturais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os serviços que demandam atendimento presencial estão paralisados, inclusive as castrações.

De acordo com a Prefeitura de Contagem, a Defesa Civil interditou a UVZ, porque as vias de acesso à unidade foram afetadas pelas chuvas e ficaram intransitáveis, assim como os canis, que também foram abalados, o piso cedeu e em algumas paredes surgiram trincas. 

A administração municipal afirmou que “está trabalhando para normalizar o atendimento o quanto antes, está buscando alternativas e parcerias para normalizar o serviço o mais rápido possível”.


O antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, agora Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ Contagem, foi construído em 2008, em um aterro sanitário desativado. O coordenador do UVZ, o médico veterinário José Renato Costa, confirmou que o local escolhido para a construção da unidade, apresenta solo poroso e instável, por isso a estrutura cedeu e foi interditada.

“No canil e no gatil surgiram algumas rachaduras importantes, afundamentos no chão e comprometimento do sistema de drenagem. Já o prédio administrativo e o bloco cirúrgico estão, a princípio, com estrutura preservada. Agora aguardamos a conclusão de um estudo geotécnico que deve indicar se o UVZ precisará, de fato, ser instalado em outro local”, explicou o coordenador do UVZ.


Socorro aos animais errantes

Todos os dias, cidadãos se deparam com animais doentes, atropelados e debilitados pelas ruas de Contagem. Na tentativa de ajudar, entram em contato com a UVZ sem sucesso e recorrem às Organizações Não Governamentais - ONGs para um possível resgate. Mas como as ONGs estão lotadas de animais aguardando adoções, pouco podem fazer.

A Prefeitura de Contagem orienta “para os cidadãos entrarem em contato com as regionais, se necessário, será solicitada a avaliação de um veterinário no local, onde será definido a conduta seguinte”.

Ainda segundo a prefeitura, “na UVZ existe um projeto de controle populacional que consiste na captura, castração e soltura. Esse projeto foi apresentado ao governo para avaliação e possível implementação”. Mas por enquanto, nada de definitivo e concreto capaz de diminuir a grande população de animais abandonados nas ruas da cidade.


Adoções

Segundo a UVZ, as pessoas que quiserem adotar um animal de estimação devem agendar um horário de visita pelo WhatsApp: (31) 992570013.

Os responsáveis legais pela adoção, devem ser maiores de idade e terem comprovantes de endereço com o próprio nome que devem ser apresentados, juntamente com o documento de identidade original com foto e assinar um termo de Guarda Responsável do animal adotado.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, há 34 cães e 7 gatos no UVZ Contagem, todos vermifugados, vacinados e castrados. Isso é, o novo tutor não terá despesas para ter um animal de estimação e ainda ajudar na diminuição do grande número de animais em situação de rua.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br