Data de publicação: 24-02-2022 20:52:00

Estágio é uma ferramenta essencial para a qualificação do estudante

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A qualificação profissional dos estudantes foi comprometida de forma significativa, durante os últimos dois anos, em virtude do isolamento social e da migração abrupta para o modelo remoto de ensino.  

Pode-se dizer que além dos impactos na área da saúde, a educação foi duramente afetada pela pandemia da Covid-19 e esse longo período de afastamento do convívio escolar, sem que pudesse ser garantida a qualidade de uma formação e/ou qualificação para os jovens, apresenta agora reflexos e consequências, dentre os quais se destaca uma imensa lacuna no suprimento das vagas existentes no mercado de trabalho.

De acordo com dados do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), as empresas estão enxergando os programas de Estágio e Aprendizagem como excelentes alternativas para mitigar o problema do preenchimento das vagas por jovens, uma vez que em ambos os casos, estagiários e aprendizes vivenciam a experimentação prática do cotidiano profissional conciliada com a teoria. 

Com a recuperação da economia surgem vagas no mercado de trabalho, mas há problemas de se encontrar um profissional minimamente qualificado. Só para se ter uma ideia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego da população entre 18 a 24 anos está em 25,7%, enquanto entre os adolescentes de 14 a 17 anos alcança. 40,4%.

Alternativa - De acordo com o supervisor de Atendimento do CIEE/MG, Antônio Marcos Pereira, o que se percebe é que as empresas buscam no Programa de Estágio a alternativa para preencher essa lacuna, porque a atividade propicia o treinamento do jovem, cursando qualquer área da educação superior ou ensino técnico, em condições de trabalho. 

"Notamos que nos últimos meses, muitas empresas estão nos procurando exatamente para preencher a lacuna de deficiência de aprendizado escolar, agravado pós-pandemia", ressalta.

O problema se complicou ainda mais quando se trata de estudantes do ensino público. O aprendizado aí foi seriamente comprometido no período devido à falta de infraestrutura de muitas escolas e deve levar alguns anos para que retorne à normalidade.  A área de tecnologia, que demanda uma qualificação altamente especializada, está sofrendo muito com esse apagão de mão de obra.

Outra alternativa para contratar jovens é o Programa de Aprendizagem. As empresas estão procurando o CIEE/MG, que mantém o Aprendiz Legal como forma de preencher o seu quadro de pessoal nas áreas administrativa, industrial e de serviço que não demandam uma formação técnica específica.

(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.) 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br