Data de publicação: 09-03-2022 19:22:00 - Última alteração: 17-03-2022 21:52:59

Contagem realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Jornal Diário de Contagem On-Line
Imagem: Divulgação

Nos dias 11 e 12 de março, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizarão o evento aberto ao público que tem o objetivo de pensar nos avanços necessários para que ocorra a consolidação de uma política pautada pela garantia de direitos e compromisso com a vida.

Com o tema: “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a Conferência Municipal de Saúde Mental contará com 200 delegados, distribuídos entre os segmentos usuário, trabalhador e gestor, que irão debater e votar as propostas separadas por quatro eixos: 

* Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; 
* Eixo II - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de Saúde Mental; 
* Eixo III - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; 
* Eixo IV - Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.  

Não é necessário fazer inscrição prévia, apenas o credenciamento no local. O relatório final da conferência contará com 20 propostas eleitas, destas, três serão selecionadas para serem discutidas em âmbito estadual e duas em nível nacional.

Segundo a diretora de Saúde Mental de Contagem, Bárbara Ferreira, as conferências de saúde mental têm um papel muito decisivo na organização histórica da reforma psiquiátrica antimanicomial. “A partir dos movimentos de controle social, a legislação atual permite o fechamento dos leitos em hospitais psiquiátricos, a criação de serviços substitutivos e uma rede de atenção psicossocial”, explicou. 


Serviço e programação:  

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Dias 11 e 12 de março
Auditório da PUC Minas Contagem (rua Rio Comprido, 4580 – Cinco).

Sexta-feira (11)  

* 18h às 19h – Credenciamento de participantes por eixos temáticos. 
* 19h às 20h – Abertura. 
* 20h às 21h30 – Palestra: A Política de Saúde Mental como direito: Pela defesa do cuidado, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS.

Miriam Abou-Yd – psiquiatra, psicóloga, ex-coordenadora de Saúde Mental de Belo Horizonte, no período de 1993-1998 e de 2003 -2011; e Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de MG, em 2015-2016. Militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, da Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos e da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial- Renila.

Sábado (12) 

* 8h às 9h – Credenciamento.  
* 9h30 às 12h – Trabalhos por eixos temáticos. 
* 13h30 às 15h30 – Leitura das propostas de cada eixo e esclarecimentos  
* 16h – Seleção (eleição) em plenária dos delegados que irão representar o município de Contagem na V Conferência Estadual de Saúde Mental, por segmento, conforme normatização específica do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais. Seguindo conforme consta o art. 3º §3º: deste regimento.
* 17h – Encerramento 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br