Data de publicação: 22-03-2022 23:56:00

Cristo Redentor ganha projeções no Dia Mundial da Água

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Divulgação

O maior símbolo do Rio de Janeiro fez parte da campanha que busca alertar para a importância da água. Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o monumento Cristo Redentor recebeu projeções de "Monet'', o maior ícone do impressionismo.

Aa imagens inéditas que remetem às paisagens que são consideradas patrimônios à beira d'água, todas elas pintadas pelo pintor francês Claude Monet. A ação é uma iniciativa da UNESCO no Brasil em parceria com o Santuário Cristo Redentor e a exposição imersiva "Monet À Beira D'Água", em cartaz no Rio.


A projeção no Cristo Redentor mostraram a cidade de Le Havre, na França, os canais e moinhos da Holanda, o Palácio de Westminster, na Inglaterra, e os canais de Veneza, na Itália. Todos esses locais são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Monet era apaixonado pela água e por todas as suas formas. Sabia da necessidade de preservá-la, de proteger as fontes d'água. Essa projeção buscou alertar sobre a preservação do Patrimônio Mundial Natural e reforçar também que a água limpa e segura e o saneamento são direitos essenciais para a vida.


A diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, destacou que a iniciativa é uma forma de chamar a atenção para a necessidade de buscar uma nova relação com os bens do patrimônio mundial. 

"Monet retratou com grande sensibilidade e beleza imagens de paisagens oceânicas e de cursos d'água doce reconhecidas como sítios de patrimônio mundial pela UNESCO. Assim, neste Dia Mundial da Água, destacamos a importância de olharmos para ela com os olhos de Claude Monet, ou seja, com o olhar contemplativo de admiração e respeito".


Ainda segundo a diretora, “infelizmente, os bens do patrimônio mundial encontram-se ameaçados, principalmente diante de eventos climáticos extremos. No mundo, ainda temos mais de 800 milhões de pessoas sem acesso à água potável segura e 2,6 bilhões de pessoas sem acesso ao saneamento básico, colocando em risco o alcance do ODS6 e de toda a Agenda 2030. Não por acaso, o Cristo Redentor foi escolhido por ser o ícone do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Esse ano é também um marco importante pois celebramos os 50 anos da Convenção do Patrimônio Mundial. Conservar o patrimônio é garantir água para todos", afirmou Marlova.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br