Data de publicação: 24-05-2022 00:04:00 - Última alteração: 24-05-2022 00:11:23

Usuários do transporte público protestam em frente a empresa Transimão

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

A manifestação organizada pelo movimento Mobiliza Contagem aconteceu no último sábado (21) e teve o objetivo de chamar a atenção da opinião pública para o descaso da empresa com os passageiros.

Dezenas de usuários que utilizam as linhas que circulam nos bairros da região do Nacional, em Contagem, todas exploradas pela Transimão, se concentraram em frente a sede da empresa com carros de som, faixas e cartazes.

Os manifestantes reclamavam da falta de qualidade na prestação dos serviços. Os usuários afirmaram que a frota de ônibus não é suficiente para atender à população, os horários dos ônibus não são cumpridos, principalmente nos fins de semana e feriados. 


“Os ônibus são velhos, quebram frequentemente. Por isso queremos os cancelamentos dos contratos das empresas Transimão e a Saritur com a Prefeitura de Contagem. As linhas são gerenciadas pela Transcon, DER e SEINFRA, mas os orgãos públicos não fiscalizam os ônibus da região”, afirmou Maria Antonieta.

A representante do SOS Vargem das Flores, Cristina Oliveira, ressaltou que o transporte público é um direito que está na Constituição Brasileira. “O que vemos em Contagem é a população sem mobilidade por causa da falta de transporte público de qualidade. Essa luta é justa e de todos”, enfatizou.

Já o fundador do Projeto Manuelzão, o médico Apolo Heringer, disse que a luta por transporte de qualidade é uma luta de interesse coletivo, portanto, uma luta de todos.

"Estamos aqui para lutar por transporte de qualidade para todos. Se os políticos gostassem do povo teríamos transporte, saúde, moradia e educação para todos. Mas infelizmente ainda somos obrigados a protestar para ter o que temos direito”, frisou.


A usuária do transporte local, Barbara Martins, disse que fez questão de comparecer ao protesto porque sofre todos os dias para ir ao trabalho. “Preciso sair de casa com horas de antecedência para chegar ao trabalho a tempo. Pego a linha 101 todos os dias, ônibus de péssima qualidade, não cumpre com os horários, sempre cheio e sempre estraga. A empresa é horrível, Fora Translixão”, finalizou.

Após cerca de uma hora de protesto, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do bairro Chácaras Santa Terezinha, em Contagem, próximo a empresa Transimão.

Nesse momento um representante da empresa procurou a reportagem do DC Online e disse que “de fato existe uma demanda da população para a melhoria do transporte e que a empresa compactua com a reivindicação”.

“Mas essa manifestação decorre de interesse recuso e de atos criminosos que serão comprovados no momento correto”, disse o diretor de Operações da Transimão, César Almeida.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br