Data de publicação: 26-06-2007 00:00:00

Vilma Alimentos fecha acordo operacional exclusivo com gigante mundial da panificação.

WRV Produções

A gigante mundial de produção de ingredientes para panificação e confeitaria (misturas e pré-misturas para pães, produtos orgânicos, aditivos e outros), a austríaca Backaldrin.

A empresa Backaldrin fatura mais de R$ 2 bilhões por ano, entra este mês no Brasil através de acordo técnico operacional exclusivo com a indústria mineira Vilma Alimentos. Pelo acordo, a Backaldrin está enviando mestres de panificação para introduzir e desenvolver novas receitas de pães nas instalações da Vilma Alimentos, além de treinar funcionários, vendedores e clientes da indústria mineira.

Já a Vilma está entrando com a linha de produção, o centro técnico, a tecnologia, a força de vendas e os distribuidores. Os novos pães resultantes dessa parceria serão comercializados com o selo Backaldrin/Vilma.

A Vilma Alimentos é uma das maiores indústrias nacionais fabricantes de pré-misturas para o setor de food service, principalmente para panificação. Com o acordo com a Backaldrin, a mineira espera aumentar de 11% para 30%, em três anos, a representatividade dos produtos para panificação em seu faturamento.

“Nosso propósito com esse acordo é desenvolver e apresentar ao Brasil pré-misturas de alta qualidade, tecnologia e conceito. Tudo isto com muito treinamento de vendedores, clientes e demais técnicos”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da Vilma Alimentos, Cezar Tavares. A expectativa é de que a parceria se estenda para fora do Brasil e a Vilma passe a ser também a unidade de produção para derivados de pães da Backaldrin na América Latina.

Os investimentos iniciais dessa parceria giram em torno de R$ 500 mil, direcionados para os setores de marketing, de tecnologia, de relação com mercado e de desenvolvimento e adaptação de produtos. Já foram desenvolvidas três bases de misturas para pães que darão origem a quatro pré-misturas cada uma, num total de doze tipos diferentes de pães.

As bases são Bloom-Mix (para linhas de pães doces, semi-doces e folheados – como Brioche e Croissant); Rusti-Mix (ciabatta e outros três pães na linha de rústico e massa ácida); e Croqui-mix (croquise, correspondente ao pão austríaco Korniptyx, e outras três variações de pães).

“Estamos oferecendo um grande diferencial competitivo às padarias através dessas novas bases de pré-misturas. Antigamente, para produzir esses pães, os estabelecimentos precisavam comprar as pré-misturas separadas para cada tipo e produzir um mínimo de 10kg. Agora, com uma base, elas podem produzir quatro tipos diferentes de pré-misturas que vão gerar outras variações de receitas”, explica Tavares.

Para atender a nova demanda, a Vilma Alimentos está disponibilizando sua nova fábrica de misturas, a maior da América Latina, que consumiu investimentos de R$ 35 milhões. A parceria inclui ainda a prestação de consultaria para as padarias para avaliação da aceitação do produto pelo consumidor, da performance de vendas e da rentabilidade dos novos pães para o estabelecimento. Para tornar as vendas um sucesso, a Vilma Alimentos utilizará uma equipe exclusiva de agentes de negócios, que fará trabalho de vendas, demonstração, degustação e consultoria.

Para as padarias conseguirem nível avançado de variações de produtos, é fundamental a utilização das pré-misturas para pães. As pré-misturas oferecem ainda como benefícios para os estabelecimentos de panificação a garantia de qualidade elevada; a padronização dos pães; desperdício zero e fracionamento. “A cultura da pré-mistura é forte no mundo inteiro e, especificamente no Brasil, detectamos que há uma grande lacuna de novidades neste setor. Temos, então, ambiente para oferecer novas tecnologias para as padarias”, acrescenta Tavares.
 
Sobre a Backaldrin:

Com 43 anos de mercado, a Backaldrin é uma das maiores indústrias de ingredientes para panificação e confeitaria no mundo, com vendas direcionadas para mais de 70 países. Seu mix inclui cerca de 500 itens entre pré-misturas para todo tipo de pães, massas ácidas, reforçadores e outros.
 
A Vilma em números

A marca mineira faturou R$ 318 milhões em 2006, número 11% maior que em 2005. A empresa lançou mais de 60 produtos e intensificou as exportações para os Estados Unidos, Inglaterra, Bolívia, Angola, Guiana Francesa, Cabo Verde e Paraguai. A previsão de faturamento para esse ano é de R$ 360 milhões.

Além disso, a empresa implementou um plano de expansão em 2006 que culminou com a presença/chegada da Vilma a todos os estados brasileiros. A produção da indústria foi de 222 mil toneladas em 2006, com aumento para 250 mil toneladas em 2007. A força de vendas da empresa é formada por 1100 agentes de venda e a indústria conta com aproximadamente 1400 funcionários.

Para 2007, a empresa tem projetado o lançamento de 90 produtos e o investimento pesado em marketing e logística, que receberão aporte de pelo menos R$ 15 milhões.

A Vilma tem filiais de vendas em Cariacica (ES), Feira de Santana (BA), Rio de Janeiro(RJ) e na Ceasa, em Contagem. Tem market share, em Minas, de 85% em misturas para bolo, 45% em macarrão, 45% de farinhas e misturas para panificação, 45% em refrescos em pó e 20% em farinhas domésticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Vilma.

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br