Data de publicação: 28-06-2022 21:53:00

Minidocumentário destaca o Painel Oscar Niemeyer

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Acervo Casa do Baile

O minidocumentário “Casa Adentro - Painel Oscar Niemeyer”, que foi lançado na Casa do Baile, Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte, resgata importantes elementos deste patrimônio da humanidade e da edificação que completa 80 anos. 

O Painel Oscar Niemeyer foi feito à mão pelo próprio arquiteto que projetou a Pampulha. Em 21 de março de 2003, durante uma visita à Casa do Baile recém restaurada para ser reaberta como espaço cultural, Niemeyer desenhou croquis da Pampulha e de Brasília. 

No centro, há a inscrição: “Pampulha foi o início de Brasília. Os mesmos problemas, a mesma correria, o mesmo entusiasmo. E seu êxito influiu, com certeza, na determinação com que JK construiu a nova capital”. 

A escrita foi realizada pelo então assistente Jair Valera, que participa do minidoc e dá seu depoimento sobre a experiência de trabalhar com Niemeyer e, também, sobre a confecção do painel. 

O Painel Oscar Niemeyer é um importante registro da passagem do arquiteto pela Pampulha, um marco inicial de sua carreira e reconhecida mundialmente. Ele é apresentado pelo relato de profissionais que acompanharam o contexto da sua elaboração, como os arquitetos Flávio Carsalade e Jair Valera. 

Carsalade integrou a comissão de restauro da Casa do Baile, em 1998, quando finalizou seu mandato como presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Minas Gerais. Ele participou das iniciativas que discutiram a nova vocação do espaço como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, realidade desde 2002. 

Jair Valera, assistente e colaborador de Oscar Niemeyer, esteve presente no momento da confecção do painel e foi o responsável pela escrita da célebre citação de Niemeyer "Pampulha foi o início de Brasília". 

A produção do minidocumentário é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

O vídeo também está disponível no Canal da Fundação Municipal de Cultura no Youtube e no site do projeto Pampulha Território Museus. 
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br