Data de publicação: 04-07-2022 22:41:00 - Última alteração: 04-07-2022 22:44:02

Autor da Lei Rouanet morre no Rio, aos 88 anos

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Guilherme Gonçalves / ABL

O ex-ministro da Cultura Sérgio Paulo Rouanet e autor da Lei de Incentivo à Cultura, que ficou conhecida como “Lei Rouanet”, morreu neste domingo (3), vítima do agravamento do mal de Parkinson. Juntamente com a esposa, a filósofa de origem alemã Barbara Freitag, também fundou o Instituto Rouanet.

A morte foi comunicada por meio de uma nota do Instituto Rouanet: 

“É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do embaixador e intelectual Sérgio Paulo Rouanet, na manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o fim da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”.

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi eleito para a ABL em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa. Ele ocupava, há cerca de 30 anos, a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL). 

Na avaliação do ex-presidente da ABL, o professor e poeta Marco Lucchesi, Rouanet foi um dos grandes pensadores do Brasil. 

A cremação do corpo de Rouanet está marcada para o próximo dia 5, no Crematório São Francisco Xavier, às 16h. O velório será realizado no cemitério do mesmo nome, localizado no Caju, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro.

A Lei Rouanet, como ficou conhecida, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos recursos que iriam para o pagamento do Imposto de Renda ao financiamento de obras artísticas. 

Fonte: Agência Brasil - Rio de Janeiro
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br