Data de publicação: 07-07-2022 15:47:00 - Última alteração: 07-07-2022 16:34:03

Vem aí a 2ª etapa do Bike Kids Cup, em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robert Dias

Crianças de 2 a 15 anos poderão participar da competição que será realizada no dia 27 de agosto, na pista do Parque Fernão Dias, em Contagem. As inscrições podem ser feita pelo site.

A 1ª etapa aconteceu em abril, no Parque Linear do Belvedere, em Belo Horizonte e reuniu 116 atletas. Segundo o idealizador da prova, o publicitário Adriano Rocha, o mountain bike infantil deixou de ser meramente recreativo com o início das competições.

“Na próxima etapa, esperamos aumentar o número de praticantes da modalidade. Crianças e pré-adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de participar de competições de mountain bike, agora tem”, disse Rocha.

Adriano Rocha ressaltou que o retorno das atividades no Parque Fernão Dias foi uma conquista enorme para o ciclismo de Contagem. “Durante os anos em que o parque ficou fechado e os próprios pilotos de bicicross cuidaram da pista de BMX. Graças a eles, hoje ainda temos um local para treinos. Mas a pista ainda precisa de melhorias e temos esperança que serão feitas”. 

Ainda segundo Adriano, situação semelhante vive o velódromo, que atualmente, não serve para competições oficiais, mesmo sendo o único velódromo do Estado que poderia ser usado para treinos e provas regionais.

“O Parque Fernão Dias tem vocação para o ciclismo. É o único parque em Minas Gerais que possui três espaços voltados para as bicicletas – Bicicross, Dirt Jump e Ciclismo de Pista. A ideia agora, com a realização da etapa da Bike Kids Cup, é abrir as portas do Parque para mais uma modalidade, o Mountain Bike", finalizou

A modalidade

O mountain bike é um dos segmentos de ciclismo mais difundido no mundo. Surgiu na década de 1970, na Califórnia (EUA), a partir da atividade de um grupo de amigos veteranos do ciclismo olímpico que subiam o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco, e despencavam de bicicletas do ponto mais alto. 

Com o passar do tempo, o grupo  notou que as bikes precisavam de uma série de inovações técnicas. Em 1977, surgiram os quadros especiais para a modalidade.
A primeira prova brasileira da modalidade aconteceu em 1988, no Rio de Janeiro. Atualmente, o Brasil tem o atleta Henrique Avancini entre os melhores do mundo. 

O MTB XCK ou Mountain Bike Cross-Country Kids envolve as crianças de 2 a 15 anos, as categorias são divididas por idade (de dois em dois anos) e pelo tamanho dos aros das bicicletas. Ao todo, são 12 categorias.

 As provas são disputadas em circuitos que variam entre 1 e 1,5 km e o número de voltas é determinado de acordo com as categorias. A forma de disputa segue a mesma linha do XCO, porém com exigências técnicas e físicas proporcionais à idade das crianças.


Serviço:

2ª  etapa do Bike Kids Cup

Sábado – 27 de agosto
Inscrições e informações: www.bikekidsbrasil.com.br 

Horários: 
10h00 às 10h25: Reconhecimento da pista – Circuito Baby Mini
10h30 às 11h00: Reconhecimento da pista – Circuito Kids Teens
10h00 às 12h00: Retirada dos Kits 
13h00: Briefing
13h30: Largada 1 (Teens A + Teens B)
14h30: Largada 2 (Baby + Mini A + Mini B)
15h45: Largada 3 (Kids A + Kids B)
17h00: Premiação
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br