Data de publicação: 08-07-2022 19:27:00 - Última alteração: 12-07-2022 01:44:05

Morre o ex-premiê japonês Shinzo Abe baleado em comício

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reuters

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, baleado na cidade de Nara, perto de Quioto, morreu nesta sexta-feira (8). A polícia japonesa deteve um suspeito do ataque, Tetsuya Yamagami, com cerca de 40 anos.

O Hospital Universitário de Nara informou que a morte foi declarada às 17h03 locais, cinco horas depois de ter chegado ao hospital. “Shinzo Abe já não tinha sinais vitais quando chegou ao hospital”, disse um dos médicos. 

Os dois disparos que atingiram o ex-chefe de governo feriram o pescoço, do lado direito, e o peito, do lado esquerdo, chegando ao coração. O suspeito é acusado de homicídio e para cometer o crime, usou um equipamento semelhante a uma arma de fabricação caseira.

O comício desta sexta-feira (9), ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020. Foi o líder japonês com maior longevidade no cargo. Líderes de todo o mundo se manifestaram com pesar pela morte do político que foi o primeiro-ministro do Japão por oito anos e era bastante querido.

Violência política

No Japão, a violência política é rara e as armas de fogo estão fortemente reguladas. Os assassinatos eram uma característica comum na política interna nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, mas tornaram-se quase inexistentes ao longo das últimas sete décadas.

O último assassinato de uma figura política importante ocorreu em 1960, quando um nacionalista extremista esfaqueou e matou o então líder do Partido Socialista do Japão, Inejiro Asanuma. Em nível local, o prefeito de Nagasaki, Kazunaga Ito, foi morto a tiro em 2007 por um integrante de uma gangue.

O país tem as regras mais rigorosas do mundo sobre a compra e o porte de armas de fogo. Em princípio, essas armas não são sequer permitidas no país, mas existem algumas exceções, como as armas usadas na caça.

São várias as etapas até que se consiga comprar e ter porte de arma, desde aulas de segurança, exames escritos, exames médicos, comprovação da saúde física e mental ou verificação de antecedentes.

Fonte: Agência Brasil
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br