Data de publicação: 15-08-2022 14:14:00 - Última alteração: 15-08-2022 14:22:51

Mais 47 árvores são suprimidas no bairro Eldorado

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Nos últimos dias, os moradores do entorno da Escola Estadual Helena Guerra, no bairro Eldorado, em Contagem, assistiram indignados à derrubada de dezenas de árvores que durante décadas fizeram parte da vida da população local.

As árvores serviam para ajudar a purificar o ar na região e principalmente serviam de abrigo para centenas de aves de várias espécies, que também se alimentavam e faziam ninhos nos galhos. Araras, tucanos, gaviões, urubus e vários passarinhos foram despejados pelas motosserras.  

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad foi acionada pela reportagem na quinta-feira (11) e uma equipe de fiscalização compareceu no local. Os fiscais verificaram a documentação em menos de vinte minutos e saíram sem dar entrevista.


Segundo a Semad, a supressão de quase cinquenta árvores foi autorizada para a construção de um empreendimento imobiliário aprovado pelo poder público local. O órgão afirmou que no momento da supressão, não tinha nenhuma ave nas árvores. 

“Geralmente em casos como esses, os próprios animais abandonam o local, ocorre o afugentamento das aves. Caso isso não ocorra, o empreendedor é orientado a fazer o recolhimento do ninho e colocar em árvores próximas ao local”, explicou.

Ainda segundo a Semad, foi assinado um termo de compromisso para a compensação ambiental. A empresa ficará a cargo das revitalizações de áreas públicas, localizadas próximas ao empreendimento, com plantios de reposição.


A Prefeitura de Contagem informou que foram exigidas contrapartidas para a construção das torres residenciais naquele ponto do bairro Eldorado.

A Subsecretaria de Licenciamento e Fiscalização Urbana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SMDUH, informou que a construtora recebeu as Diretrizes para Empreendimento de Impacto emitidas pelo Grupo Técnico Multidisciplinar - GTM, em dezembro de 2020. 

As medidas mitigadoras e compensatórias definidas para o empreendimento foram:

- Melhorias no caminhamento de pedestres, sinalização viária e pontos de embarque e desembarque do entorno;
- Melhorias na região do empreendimento por meio da revitalização dos becos denominados "Passagem Embiras" e "Passagem Jardins"; 
- Aplicação de compensação financeira nos termos do decreto 313/2014, a ser destinada prioritariamente para melhorias nas áreas de saúde e educação.


Segundo a Prefeitura de Contagem, no lugar das árvores suprimidas que serviam de habitat para os animais serão construídas 224 unidades habitacionais.

Os moradores da região afirmam que a construção das várias torres causarão impactos ambientais irreversíveis, isso porque os prédios tendem a impedir a livre circulação do ar na região como aconteceu no Condomínio Oásis, empreendimento construído perto do bairro JK que causou poluição visual, sonora e acabou com a brisa que soprava antes da construção das torres no local.


Um dos moradores da região irritado com a situação, pede para as pessoas “evitarem comprar imóveis construídos em áreas que deveriam ser preservadas, mas foram vítimas de crimes ambientais”, disse o vizinho da obra que pediu para não ser identificado.

As torres serão construídas no espaço que fica na rua Margherita Fontanaresa, no bairro Eldorado, em Contagem, onde funcionava o Projeto Dom Bosco, em frente a praça.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br