Data de publicação: 03-11-2009 00:00:00

Cães de rua atacam e assustam pedestres

Jornal Diário de Contagem On-Line

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Moradores e comerciantes próximos à praça do Coreto, no bairro Eldorado, estão preocupados com a quantidade de cães soltos pelas ruas.

São vários cães atrás de cadelas no cio e, quando os pedestres passam pelo passeio, são atacados pelos animais.

Comerciantes disseram que telefonaram para o Centro de Zoonozes de Contagem e foram informados que nada poderia ser feito para resolver o problema.  A coordenação do CCZ Contagem já explicou em matérias anteriores que a estrutura atual não permite o recolhimento de cães de rua.

As entidades protetoras dos animais de Contagem estão se mobilizando e anseiam pelo momento em que os animais poderão ser recolhidos, tratados e disponibilizados para doação. Enquanto isso não acontece, matilhas vivem nas ruas procriando e transmitindo doenças.

Lei

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Contagem, dia 27, o projeto de Lei proposto pelo vereador Alessandro Henrique, que cria um programa que pretende controlar a população e adoção de animais, bem como prevenir e controlar as zoonoses na cidade.

Segundo o parlamentar, a grande quantidade de cães abandonados nas ruas de Contagem tem exposto a população a vários tipos de zoonoses. “A Lei tem o objetivo de regulamentar o controle populacional de animais, bem como promover ações mais efetivas no combate de zoonoses”, explica.

O vereador alertou que a leishmaniose viral é uma das mais graves zoonoses e está se tornando endêmica no município. “Não está havendo um controle eficaz das zoonozes. A fiscalização e os exames estão sendo feitos apenas em cães domésticos. Quando detectada a doença, os cães são sacrificados. O procedimento deveria ser feito também nos cães vadios e abandonados na cidade”, completou o vereador.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br